Sessão Philos exibe em setembro documentário "Judeus e Muçulmanos: Tão Longe e Tão Perto"


• Faixa horária do canal +Globosat traz primeiro episódio de série que mostra como evoluiu a relação entre os dois povos ao longo dos séculos;

• Entre as atrações do mês estão ainda concerto do pianista Nelson Freire no Verbier Festival 2007 e os documentários "Descobrindo Dalí" e "As Mulheres Que Fazem a América"

Mais uma vez, países de todo o mundo observam com apreensão o agravamento da relação entre Israel e o Estado da Palestina. A complexidade do conflito atual entre judeus e muçulmanos, no entanto, tem raízes pouco conhecidas da grande maioria das pessoas - e é justamente a este tema que se dedica o documentário em série "Judeus e Muçulmanos: Tão Longe e Tão Perto". Seu primeiro episódio é uma das atrações de setembro na Sessão Philos, exibida pelo canal +Globosattodos os sábados, às 16h, e apresenta na TV atrações do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade.

O tema que abre a Sessão Philos, no dia 6/9, é a luta pela igualdade do direito das mulheres. "As Mulheres Que Fazem a América" aborda temas como a invenção da pílula anticoncepcional, aborto, o equilíbrio entre trabalho e família, em uma das revoluções sociais mais radicais dos EUA: a luta pela igualdade de direitos das mulheres. Narrado pela atriz Meryl Streep, o documentário (dividido em três capítulos) relata os últimos 50 anos do movimento de libertação das mulheres nos Estados Unidos. A Sessão Philos exibirá o episódio final, "Traçando um novo curso", situado nos anos 80, quando o Movimento Feminista vinha alcançando seus objetivos. Uma nova geração de mulheres começa a reavaliar as premissas básicas da vida e, já nos anos 2000, conservadores ainda condenam o movimento por defender questões polêmicas como o aborto e a contracepção.

O Festival Verbier 2007 é, sem sombra de dúvidas, um dos principais eventos de música clássica no mundo. Além de documentários, a Sessão Philos de agosto também traz o conceituado Festival Verbier 2007 com a participação do pianista Nelson Freire, um dos mais importantes do cenário brasileiro. Freire apresentou composições de Bach, Beethoven e Debussy no festival, que acontece anualmente na Suíça, entre os meses de julho e agosto. O concerto vai ao ar no dia 13/9.

No dia 20, a Sessão Philos exibe o documentário "Descobrindo Dalí". Aqui o cineasta Jack Bond faz uma nova visita a seu documentário de 1965, "Dali in New York", o único filme já feito com o lendário artista Salvador Dalí. Jack viaja ao Museu de Arte Moderna de Estocolmo, na Suécia, onde há uma exposição do pintor espanhol, a fim de redescobrir os segredos e nuances do trabalho de Dalí. Como parte de sua investigação, o cineasta entrevista diversos diretores de museus e historiadores de arte sobre as obras de Dalí. Durante a viagem, Jack relembra a amizade que teve com o excêntrico pintor e como ele teve grande influência em sua própria filmagem, além de aprender mais sobre a personalidade do grande surrealista espanhol.

Encerrando o mês de setembro, a Sessão Philos apresenta no dia 27 o primeiro episódio da série de documentários "Judeus e Muçulmanos: Tão Longe e Tão Perto". Hoje, os dois povos são vistos como o arquétipo de inimigos, como identidades polarizadas envolvidas em um conflito sem fim. No entanto, o documentário mostra que a tensão entre eles vem de apenas 150 anos atrás. Da Andaluzia ao Império Otomano, de Bagdá, Cairo e Djerba, até Córdoba e Istambul, Palestina e Israel, esta série mostra como a relação entre judeus e muçulmanos evoluiu ao longo do tempo. Este primeiro episódio ("As Origens") relata o nascimento do Islã e sua conquista de um território que se estendia da Espanha à Pérsia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado