BBC Earth revela os mistérios e a vida animal no oceano mais selvagem da Terra dia 25 de outubro

Série inédita "Atlantic: The Wildest Ocean on Earth" mostra uma visão ampla do Oceano Atlântico, desde os animais que habitam sua imensidão, até os seres humanos que têm nele o ambiente principal de suas vidas

Desbravar todas as facetas do Atlântico, desde seres pequenos, mas essenciais ao ecossistema marinho, até as gigantes baleias-jubarte, passando pelos seres humanos que usam o oceano para atividades econômicas e têm nele o cenário principal de suas vidas. É essa a missão de Atlantic: The Wildest Ocean on Earth, série inédita do canal BBC Earth. O primeiro dos três episódios estreia domingo, 25 de outubro, às 21 horas.

O oceano Atlântico banha a costa de países completamente diferentes. Da megalópole desenvolvida Nova York, nos Estados Unidos, a caótica Dacar, capital do Senegal, as águas fazem parte do cotidiano de vários homens e mulheres que têm nelas um ambiente rotineiro e, por vezes, essencial em suas vidas. Mas além dos mares que vemos nos litorais, o Atlântico tem uma vastidão impressionante, com uma vida animal rica e cheia de curiosidades. É essa característica mais abrangente do oceano que Atlantic: The Wildest Ocean on Earth busca.

No primeiro episódio, a série mostra as minúcias da vida na Corrente do Golfo, a famosa corrente marítima do Atlântico Norte que vai do Golfo do México até o Ártico, na Europa. Nela, é possível encontrar uma biodiversidade incrível. O pano de fundo para mostrar várias facetas da vida na corrente é a jornada de uma baleia-jubarte e seu filhote atrás de comida e de um ambiente mais propício para o desenvolvimento do novo ser. Durante a viagem, os dois precisam escapar das ameaças que as águas trazem, como a competição das orcas, que acabam tornando-se amigas em um banquete de peixes pequenos proporcionado pela benevolência da corrente.

Mas as baleias não estão sozinhas no Atlântico Norte. Atlantic: The Wildest Ocean on Earth mostra que a região é povoada por outros gigantes, como a maior tartaruga marinha da Terra. Ou água-viva-juba-de-leão, a maior espécie de medusa conhecida, com tentáculos que podem ter o tamanho de uma baleia. Além de animais terrestres que moram em regiões cercadas pela Corrente, como uma espécie de cavalo selvagem que, em meio à água salgada do mar, precisa procurar água doce para sobreviver.

A série também traz histórias de seres humanos que, de alguma forma, dependem da Corrente do Golfo. Caso dos marinheiros mercantes que, ao estilo da época das Grandes Navegações nos séculos XV e XVI, usam barcos similares a caravelas, movidos unicamente a vento, para comercializar produtos caribenhos na Europa. Além de pescadores que, ao buscar o sustento em alto-mar, precisam lutar pela própria sobrevivência ao enfrentar a força do oceano e de tempestades.

Atlantic: The Wildest Ocean on Earth captura a força do Atlântico em sua característica mais abrupta, trazendo riscos aos seres que vivem nele ou que dele dependem. Mas também mostra que o oceano é um habitat de espécies magníficas que buscam nele formas para se desenvolver e completar os seus ciclos de vida. 

Ficha Técnica

Atlantic: The Wildest Ocean on Earth
Duração:3 x 50'
Direção e produção: Renée Godfrey
Produção-executiva: Tim Martin e Tim Scoones

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado