Especial inédito do canal BBC Earth explica as consequências de beber muito de uma vez, ou pouco, mas todos os dias

Médicos gêmeos usam os próprios corpos para estudar os efeitos do álcool. 
Resultados são surpreendentes e preocupantes e podem quebrar 
paradigmas sobre as bebidas alcoólicas 



Beber em excesso uma única vez ou beber pouco, mas todos os dias? Qual das duas situações é mais perigosa? As respostas para estas e outras perguntas relacionadas aos efeitos do álcool no corpo humano estão no especial inédito Is Binge Drinking Really That Bad? (Álcool em Excesso é Mau?), apresentado pelos médicos e irmãos gêmeos Chris e Xand van Tulleken, queestreia no canal BBC Earth no domingo, 17 de janeiro, às 22h50. Reapresentações na segunda-feira, dia 18, às 12h15 e às 17h30; quinta-feira, 21 de janeiro, às 23h50; e sexta-feira, 22 de janeiro, ao meio-dia e às 18 horas.

No programa, os doutores submetem-se a uma experiência de quatro semanas. Enquanto Xand bebe, apenas um dia por semana, grandes quantidades de uma bebida alcoólica, Chris bebe a mesma quantidade, porém distribuída pelos sete dias, fazendo com que ele ingira álcool diariamente. Os dois passam por diversos testes para mostrar como os corpos deles, geneticamente idênticos, respondem a cada situação.

Os médicos van Tulleken são acompanhados por especialistas e mostram pesquisas recentes que tentam desvendar os benefícios e perigos do álcool. O cientista John Cullen, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, por exemplo, fez um estudo com ratos de laboratório no qual se provou que os animais que ingerem pouco álcool diariamente apresentam menos chances de ter problemas no coração.

Em contrapartida, o cirurgião especialista em transplantes de fígado Nigel Heaton, do King's College Hospital, na Grã-Bretanha, explica que o fígado possui uma capacidade impressionante de regeneração. Suas pesquisas apontam que, se uma pessoa bebe com um intervalo maior de dias, mesmo que em grande quantidade, ela tem menos chances de possuir problemas hepáticos do que outra pessoa que bebe diariamente, mesmo em pequenas doses.

Ficha Técnica
Is Binge Drinking Really That Bad?
(Álcool em Excesso é Mau?)
Duração: 50'
Produção e direção: Sophie Todd
Edição: Steve Cabtree
Apresentação: Chris van Tulleken e Xand van Tulleken 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado