TV Cultura exibe documentário sobre Júlio Medaglia

Programa traz eventos importantes da vida do maestro e também momentos históricos como a regência da OSB na quadra da escola de samba Mangueira. A atração vai ao ar neste sábado (16/1), às 21h30, na faixaClássicos

 

São Paulo, 13 de janeiro de 2016 – O programa Clássicos, da TV Cultura, leva ao ar no próximo sábado (16/1), às 21h30, o documentário Bravo, Júlio Medaglia!Realizado em comemoração aos 70 anos do maestro, em 2007, a atração é fruto de uma longa pesquisa feita nos arquivos da emissora e traz momentos preciosos de sua vida e mais de 40 anos de carreira. A direção é de Gilson Gaspodini.

Em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo, Júlio Medaglia recebeu a equipe da TV Cultura e, em tom bastante descontraído, conversou longamentesobre sua vida enquanto folheava álbuns repletos de fotos, recordações e histórias que ajudaram a divulgar a música erudita no Brasil e no mundo.

O programa faz uma colagem com matérias, depoimentos, entrevistas e vasto material de arquivo que intercalam-se mantendo uma sutil cronologia da  carreira artística e profissional do maestro desde os anos 70.

O documentário apresenta trechos de eventos importantes, como o concerto de estreia da Filarmônica Amazonas (1998) e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, realizada na Bulgária (1997). Há ainda programas que tiveram o maestro em destaque, como oVox Populi (1985), o Roda Viva (1991), ambos da TV Cultura, e a célebre gravação do musical Tropicália, de 1973, com o cantor e compositor Caetano Veloso.

Ainda dos arquivos da TV Cultura será destacado o projeto Série de Cordas dos anos 70 – programas em preto e branco que levavam  a música erudita aos lugares mais inusitados como a fábrica da Brown Bovero, em pleno dia de trabalho dos metalúrgicos.

O maestro relembra também o tempo em que criou trilhas sonoras para programas da Rede Globo como a novela Bravo(1975) e a série Grande Sertão Veredas(1985). E do acervo da emissora carioca, a atração exibe imagens do programaFantástico, de 1979, em que Elizeth Cardoso interpreta a música Nós, parceria da cantora Maysa com o maestro Júlio Medaglia.

Outros momentos históricos mostram o Júlio Medaglia regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) na quadra da Mangueira, no Rio de Janeiro, e em um concerto homenageando o tricentenário do nascimento de Bach, no túmulo do compositor, ambos de 1985.

O programa conta com depoimentos de figuras ilustres como o escritor Sérgio Cabral; o ex-diretor da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni); o diretor de programas Fernando Faro; o ator Antônio Abujamra; o crítico musical Zuza Homem de Mello; o artista plástico Hélio Oiticica; o cantor e compositor Tom Zé; e o músico alemão Walter Seifarth, integrante da Orquestra Filarmônica de Berlim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado