Proveta e Penezzi se apresentam em duo no SescTV


 

Adeptos do choro, os artistas participam de documentário e show inéditos 


Foto: Piu Dip


O clarinetista e saxofonista Nailor Provetae o violonista Alessandro Penezzi são atrações de episódio da série Passagem de Som e show da série Instrumental Sesc Brasil, no dia 2/4, domingo, a partir das 21h, no SescTV. No primeiro, os artistas visitam o projeto social Musicar-te e o curso de música da Escola do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, ambos na capital paulista.  No segundo, exibido na sequência, apresentam repertório com canções do primeiro disco do duo, Velha Amizade, lançado no ano passado, com muito choro em canções autorais. Eles também tocam composições de Pixinguinha. As atrações têm direção geral de Max Alvim (assista também emsesctv.org.br/aovivo).

 

Multi-instrumentista, Alessandro Penezzi nasceu na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Começou a tocar violão com sete anos e nunca mais parou. Durante sua carreira já subiu ao palco com o violonista Yamandu Costa, o contrabaixista Sizão Machado e o flautista Carlos Poyares, além dos grupos Quintessência e Choro Rasgado. Com o violonista Roni Couto, Penezzi fundou o projeto social Musicar-te, na Comunidade Olaria, no bairro do Morumbi, que ensina música em comunidades carentes, principalmente para as crianças.

 

Para Penezzi, fazer algo para alguém é o melhor cachê que recebeu em sua vida. "A música tem várias facetas e talvez a gente nem conheça todas ainda", comenta. "Mas pelo menos a de desviar o olhar para alguma coisa boa é uma das principais funções", completa. No Passagem de Som, Penezzi convida Proveta para conhecer o projeto Musicar-te, conversar com as crianças e cantar.

 

Já Proveta nasceu como Nailor Azevedo na cidade de Leme, também interior de São Paulo. Acompanhou artistas como Milton Nascimento, Gal costa, Raul Seixas, Benny Cartes e Ray Conniff. O clarinetista também reserva parte de seu tempo para ajudar na educação de jovens carentes. Ele dá aula de música na Escola do AuditórioIbirapuera Oscar Niemeyer, onde é regente da Orquestra Furiosa, formada por 40 alunos. "Não consigo imaginar música sem isso aqui", diz Proveta, que afirma ter encontrado, ali, alunos que sabem ouvir as pessoas.  Rogério Clemente, assistente de regente, é um desses estudantes. "Para a gente que vem de comunidade carente, o auditório muda a vida de todo mundo que está aqui", explica.

 

Passagem de Som mostra ainda o ensaio do show de Proveta e Penezzi para a série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. Eles tocam canções do disco Velha Amizade, que tem produção musical de Antônio Ivan Capucho. No repertório, muito choro de autoria dos próprios músicos. Além disso, eles apresentam composições de Pixinguinha.

 

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

SERVIÇO:

 

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Bianca Gismont Trio

Estreia: 2/4, domingo, a partir das 21h

Reapresentações: 3/4, segunda, às 16h30; 4/4 terça, às 9h30; 5/4, quarta, às 11h; 6/4, quinta, às 13h; e 8/4, sábado, às 14h.

Classificação indicativa: Livre

Produção: Canal Independente

Direção Geral: Max Alvim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado