50 anos do ‘Jornal Hoje’: as lembranças dos ex-apresentadores Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner

Globo Principal
Quase cinquentão – o aniversário é no dia 21 – o 'Jornal Hoje' marcou a carreira de muitos nomes do jornalismo brasileiro. Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner são alguns dos que já exerceram a função que hoje cabe a Maria Julia Coutinho. "Era o telejornal a que eu assistia quando chegava da escola. Onde conheci minhas primeiras referências de repórteres, como a Sandra Passarinho. Foi também nesse telejornal que virei editora-chefe. Passei um ano no comando do JH. Foi um ano intenso, com o acidente com o Fokker 100 da TAM e os Jogos Olímpicos de Atlanta. A equipe tem que ser muito ágil na preparação das reportagens" conta Fátima, hoje apresentadora do 'Encontro'.
 
Pedro Bial apareceu no vídeo pela primeira vez fazendo entrevistas de sábado para o 'Jornal Hoje'. "O 'Jornal Hoje' resgatou, e tem até hoje, esse papel do jornal vespertino, uma tradição que se mantem e se renova na televisão. Além da excelente cobertura diária, sempre que uma grande notícia acontece no início do dia, sintonizamos no 'Jornal Hoje' para acompanhar uma cobertura marcada pela excelência dos fatos. O 'Jornal Hoje' tem um significado extraordinário para mim. Foi onde me formei no jornalismo diário e onde tive a felicidade e conhecer e dividir a redação com grandes nomes como Rubem Braga e Paulo Francis", conta o hoje apresentador do 'Conversa com Bial'. 
 
Apresentadora do 'Jornal Nacional', Renata Vasconcellos tem orgulho de lembrar que sua primeira reportagem na TV Globo, sobre uma exposição de moda, foi exibida no 'Jornal Hoje'. "O JH faz parte da nossa memória afetiva, fazendo companhia naquela hora sagrada do almoço, da pausa no meio do dia, para recomeçar a jornada com as energias renovadas. As histórias de vida, do cotidiano, os fatos da hora e a presença marcante do âncora, sempre muito próximo da gente", destaca Renata.
 
William Bonner destaca que foi no 'Jornal Hoje' que teve a oportunidade de viver a notícia no momento em que ela estava acontecendo, como espectador e como jornalista. "Como telespectador, desde criança acompanhei o noticiário no JH. Depois, como jornalista, tive a oportunidade de fazer parte dessa equipe durante três anos. E seja como telespectador ou como jornalista, eu vivi a notícia no momento em que ela estava acontecendo. O apelido de "jornal gerúndio", dado por um colega nosso, define bem o JH. No mesmo momento em que os acontecimentos estão transcorrendo, eles estão no ar na nossa casa", diz o apresentador e editor-chefe do 'Jornal Nacional'.
 
Para marcar os 50 anos, a página especial do 'Jornal Hoje' no G1 (https://g1.globo.com/jornal-hoje/especial-50-anos/) tem uma série de conteúdos especiais. Maju Coutinho lembra cinco fatos marcantes que o JH noticiou nas últimas cinco décadas; e um quiz testa o conhecimento do público sobre o jornal. Nesta quarta-feira, dia 14, ex-apresentadores contam suas memórias da bancada. As aberturas serão lembradas na quinta-feira, dia 15, enquanto 50 curiosidades sobre o JH serão reveladas na sexta-feira, dia 16. A página do JH no Memória Globo (https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/jornal-hoje/) está reformulada, com o histórico de coberturas marcantes, série e quadros, além de entrevistas com quem fez e faz o telejornal.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado