SÉRIE ‘ESCRAVIDÃO - SÉCULO XXI’ ESTREIA EM 4 DE MAIO NA HBO



São Paulo, 12 de abril de 2021 - Com direção de Bruno Barreto, a série documental ESCRAVIDÃO - SÉCULO XXI, que expõe a escravidão contemporânea no Brasil, estreia na terça-feira, 4 de maio, às 21hna HBO e na HBO GO.

Resultado de uma coprodução com a Filmes do Equador, o documentário examina, em cinco episódios, as condições que caracterizam o trabalho análogo à escravidão no Brasil do século XXI. Mais de 130 anos após a abolição da escravatura no País, celebrada no dia 13 de maio, e apesar dos avanços legislativos ao combate à prática, reconhecidos entre os mais evoluídos no mundo, novos casos são denunciados e descobertos constantemente em todo o território nacional.

ESCRAVIDÃO - SÉCULO XXI aprofunda o assunto em episódios semanais de uma hora que abordam diferentes temas: Cultura da Escravidão, Escravidão Rural, Dinâmica da Escravidão, Escravidão Globalizada e Sexo e Escravidão. A séria evidencia como circunstâncias ultrajantes permanecem sendo reproduzidas na sociedade atual e torna pública a realidade de milhares de trabalhadores brasileiros.

A produção conta com participações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e do jornalista Leonardo Sakamoto, que discorrem sobre a relação entre a escravidão moderna, a sociedade brasileira e o racismo como fio condutor dos problemas do País.

"O trabalho escravo sempre foi uma grande preocupação na minha vida de repórter. Nos anos 1940, marcados por uma grande guerra mundial, testemunhei, no Ceará, o episódio do Exército da Borracha, quando levas de trabalhadores sertanejos nordestinos eram recrutadas e levadas para os seringais na Floresta Amazônica, transportados em caminhões pau-de-arara até Fortaleza e depois em porões de navios cargueiros até Manaus. ESCRAVIDÃO - SÉCULO XXI é fruto dessa memória que não se apagou, porque a cultura da escravidão, no Brasil, persiste", relata Luiz Carlos Barreto, criador e produtor da série.

A série documental é produzida por Eduardo Zaca, Patricia Carvalho, Rafaella Giannini e Roberto Rios pela HBO Latin America Originals, e Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto e Paula Barreto, da Filmes do Equador. A direção geral é de Bruno Barreto (O HÓSPEDE AMERICANO, da HBO) e a direção dos episódios é de Bruno Barreto e Marcelo Santiago. O roteiro é de Klester Cavalcanti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado