‘Jornal Nacional’ estreia previsão do tempo mais tecnológica

TV GLOBO

Cruzamento de dados entre diversas fontes e órgãos federais aliado à inteligência analítica de dados da Globo promove melhoria da prestação de serviço ao público

Ainda em 1991, a Globo estreou, no 'Jornal Nacional', seu primeiro quadro dedicado à meteorologia. De lá para cá, a prestação de serviço por parte da mediatech relacionado às condições climáticas vem evoluindo continuamente e ganhando cada vez mais espaço na grade de programação. Prova disso é que, a partir desta segunda-feira, dia 9, o JN apresentará uma previsão ainda mais didática e assertiva, com mais dados de órgãos federais e avanço tecnológico por meio de inteligência de dados. 

 As inovações incluem a utilização de imagens com altíssima resolução e tempo de atualização infinitamente menor (de hora em hora para um intervalo de 5 minutos) oriundas dos satélites Goes 16 e Goes 16R – esse último geoestacionário, ou seja, que acompanha o movimento da Terra. 
 
As novidades também envolvem a automação de processos e dashboards com cruzamento de dados dos principais centros de monitoramento e pesquisa do país: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Climatempo. O cruzamento de dados em conjunto com a inteligência analítica de dados da Globo possibilita uma construção estruturada com riqueza de detalhes na previsão. 

 "O objetivo do projeto é fortalecer a prestação desse serviço no país. Para isso, é fundamental o trabalho da Globo no tratamento dos dados dos órgãos federais e da Climatempo em tempo real de forma integrada. Há um detalhamento dos fatos e seus desdobramentos de forma estruturada para melhor assimilação por parte do público. A tecnologia está sendo utilizada a serviço da informação", afirma Djalma Albuquerque, coordenador do Centro de Design da Globo. 

 Dentre os lançamentos estão também infográficos hiper-realistas, com plano de fundo exclusivo para cada capital brasileira, e alertas emitidos ao público, contextualizados para eventos severos, dando destaque à notícia. "A tecnologia e o hiper-realismo empregados em cada arte facilitam muito a explicação de fenômenos meteorológicos, seus efeitos e suas consequências. Todas as mudanças (e foram inúmeras) começaram há mais de um ano, envolveram vários profissionais, e fico feliz por fazer parte disso tudo. Espero que todos gostem, entendam, informem-se conosco e, assim, tenhamos o tempo a nosso favor", afirma a jornalista Eliana Marques, responsável pela previsão do tempo no JN. 

 "Surpreender e encantar. Essa é nossa vocação e nosso compromisso com os telespectadores", finaliza Alexandre Arrabal, diretor do Centro de Design da Globo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado