Documentário inédito investiga legado da colonização holandesa no Recife

 

O premiado longa-metragem Doce Brasil Holandês, que será exibido nesta quarta (29/2), destaca os artifícios culturais fixados por Maurício de Nassau de 1637 até os dias atuais

 

Vencedor da categoria de Melhor Documentário no Festival de Cinema Brasileiro de Toronto, o BRAFFTv, Doce Brasil Holandês ronda um paradoxo: Por que o povo brasileiro teria saudades de um invasor? Inédito, o filme vai ao ar nesta quarta-feira (29/2), às 23h30, na faixa Cultura Documentários.

Atualmente ainda é possível ouvir pelas ruas de Recife a afirmação convicta de que o alemão/holandês Maurício de Nassau teria sido "o melhor prefeito que a cidade já teve!". É sob essa questão que a diretora Monica Schmiedt norteia sua produção, investigando o legado e o contorno mitológico das mais de duas décadas de dominação holandesa no Nordeste do Brasil, entre 1630 e 1654.

A análise de Schmiedt atinge uma multiplicidade de predicativos a respeito da nostalgia pernambucana em torno da dominação holandesa, responsável por influenciar diversos momentos políticos do Brasil.

Traçando um paralelo teórico, coletou depoimentos de historiadores especialistas no assunto, como Evaldo Cabral de Mello e Marcos Galindo, e de alguns dos mil recifenses que carregam no sobrenome uma herança daquele tempo: os Vanderlei, descendentes dos Van Der Ley.

Em face disso, a historiadora brasileira Kalina Vanderlei parte para um encontro revelador com Sabrina Van Der Ley, historiadora alemã, em Mauritsstadt, no coração do Recife antigo. Juntas, exploram as raízes e contradições do mito que se criou acerca da invasão holandesa em Pernambuco, revelando concordâncias em suas trajetórias que ultrapassam os limites do sobrenome em comum.

Além da direção, a gaúcha Mônica Schmiedt é também responsável pela produção do documentário. A cineasta, vencedora do prêmio Gran Prix do Festival de Trento, revela que sua naturalidade beneficiou sua percepção: "Ter nascido no Rio Grande do Sul me ajudou a filmar o Recife e ver sua beleza com a admiração da descoberta [...]. Apesar da colonização holandesa ter ocorrido apenas no Nordeste, essa é uma passagem da história do Brasil muito importante. O Brasil foi Pernambuco por mais de 200 anos [...]".

Doce Brasil Holandês é uma realização da M. Schmiedt Produções em coprodução com a TV Cultura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado