SescTV estreia em março a série "Caminhos"

Em coprodução com a Maquina Filmes e direção geral de Heloisa Passos, série aborda história de crianças, jovens e adultos em busca do conhecimento. Estreia acontece no dia 18 de março, às 19h*

Os caminhos, trajetórias e obstáculos em busca da transformação de suas vidas a partir da educação, apresentados por meio de personagens espalhados por todo o Brasil é o tema da nova série produzida para a televisão que o SescTV estreia no dia 18 de março, às 19h.
Coproduzida pela Maquina Filmes e pelo SescTV, fomentada pela Ancine, a série "Caminhos" apresenta personagens, em lugares que vão desde São Paulo até o arquipélago de Bailique, no Amapá, de crianças, jovens e adultos para obter ou fornecer aprendizado. A série é dirigida por Heloisa Passos (diretora de fotografia de "Viajo porque preciso volto porque te amo"), além de contar com duas diretoras convidadas – Katia Lund (codiretora de "Cidade de Deus"), e Marilia Rocha (diretora de "A Falta que me faz").
Os programas apresentam rotinas diárias de cada um dos personagens, com percursos nos quais muitas coisas acontecem - amor, amizade, desejo, política, trabalho e questões da sociedade brasileira. E a escola é o lugar de chegada e o espaço de projeção destes temas, tornado-se uma zona intermediária entre a realidade, o imaginário e os contrastes do País. 

Cada trajeto narrado na série também tece uma conexão entre os personagens, que é a distância e os obstáculos – físicos e sociais - que cada um tem para chegar ao seu local de ensino. Os episódios revelam histórias como a do grupo de crianças que viaja de madrugada para a escola, pois neste horário a maré permite que o barco chegue; como a do menino carioca que se divide entre a casa dos pais separados e durante o caminho para a escola, precisa dividir também suas dúvidas e anseios; e como a de um jovem índio que cursa faculdade de História e cruza rios oceânicos, cidades e florestas para chegar à universidade. Há ainda episódios que beiram, além das questões sociais, também as políticas, como a história passada na Reserva Chico Mendes, no Acre, que fala sobre o extrativismo da borracha e a sobrevivência de um casal de primos e a família por meio deste trabalho.
Seguindo a linha de direção de Heloisa Passos, premiada por seus trabalhos fotográficos, a série explora linguagem cinematográfica através de planos longos e com poucas falas ao longo de cada episódio.
Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, diz que o projeto "Caminhos" vem somar-se às ações que o SESC realiza.

"A valorização da diversidade cultural e a educação para a cidadania estão no alicerce das ações do SESC, presentes nas mais diversas atividades realizadas em suas 32 unidades no Estado de São Paulo e também em seu canal de televisão, o SescTV. Dessa forma, a série 'Caminhos', realizada em coprodução com a Maquina Filmes, confirma o compromisso da instituição em apresentar ao seu público as múltiplas identidades do nosso País", afirma Danilo.

Heloisa Passos diz que realizar a série é uma grande oportunidade para estrear em um meio de comunicação de grande alcance. "Realizar esta série é um mundo de descobertas. Durante o processo vi que o mais importante era achar pessoas que acreditassem em seus passos e em suas buscas. Foi assim que as 13 histórias nasceram: de um desejo de ver um Brasil cheio de dignidade e força de transformação", comenta.

O projeto é formado por 13 episódios, cada um deles com duração de 26 minutos, gravados em 12 estados – Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os roteiros foram todos elaborados por Beatriz Seigner e a produção feita por Heloisa Passos, Luciane Passos e Tina Hardy. O argumento é de Daniela Capelato, Emília Hardy, Heloisa Passos e Regina Villas Bôas. A direção dos episódios é de Heloisa Passos, Marilia Rocha, que dirigiu quatro histórias, e Katia Lund, que dirigiu uma.

A série Caminhos estreia no dia 18 de março, no SescTV. Os episódios serão apresentados semanalmente, sempre aos domingos, às 19h*.

*Horário de Brasília.

Ficha técnica
Direção Geral: Heloisa Passos
Direção dos Episódios: Heloisa Passos, Marília Rocha e Katia Lund
Argumento: Daniela Capelato, Emília Hardy, Heloisa Passos e Regina Villas Bôas
Roteiro: Beatriz Seigner
Edição: Tina Hardy e Renata Maria
Trilha Sonora: Tom Zé
Trilha Sonora Original: Érico Teobaldo
Direção de Fotografia: Heloisa Passos, Ivo Lopes e Janice D'ávila
Produção: Heloisa Passos, Luciane Passos e Tina Hardy
Produção Associada: Daniela Capelato, Luiz Henrique Weber e Roda Filmes
Coordenação de Produção: Rafaela Lopez e Jair Neto
Consultoria de Produção : Carla Schertel e Rafaella Costa
Coordenação de Pós-produção: André Souza Lima
Som Direto: Roberto C. de Oliveira e Gustavo Fioravante
Segunda Câmera: Guti Sá Freire
Edição de Som: Beep Audio Post
Assistente de Fotografia : Guti Sá Freire e Bernard Machado
Pesquisa: Antônia Regina, Mayara Maluceli e Paula Mazini

Grade de Programação
 
Serra de Fechados (MG)
Direção: Marília Rocha
Dia 18/03, às 19h
Na comunidade de Fechados, em Minas Gerais, Samuel e o irmão vivem numa pequena fazenda, onde produzem queijo, leite, ovos e onde cultivam uma infância cheia de liberdade. Brincam nos córregos, nos pés de jabuticabas e nas montanhas do lugar até que sobem no cavalo para ir à escola, localizada a cerca de duas horas dali. Durante o trajeto, cheio de percalços, os dois irmãos trocam músicas, segredos e piadas até que chegam ao seu destino: uma escola cheia de grades, muros e formalidades, que contrasta em tudo com a vida que os dois levam lá fora.
Reapresentações: segunda (19/03), 21h; terça (20/03), 1h e às 15h; quarta (21/03), às 9h; sábado (24/03), às 13h; domingo (25/03), à 0h, segunda (26/03), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

O Cisne e o Tigre (SP)
Direção: Heloisa Passos
Dia 25/03, às 19h
Geysa é professora de ballet em uma escola para cegos na cidade de São Paulo. Diariamente cruza, sozinha, a megalópole e seus labirintos, entre ônibus, terminais, viadutos, ruas, avenidas, túneis, guiando-se não mais por seus olhos, mas pelos sons e movimentos do mundo ao seu redor.
Reapresentações: segunda (26/03), 21h; terça (27/03), 1h e às 15h; quarta (28/03), às 9h; sábado (31/03), às 13h; domingo (01/04), à 0h; segunda (02/04), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Só, Eu Vou e Volto (AM)
Direção: Heloisa Passos
Dia 01/04, às 19h
Jovane, jovem índio marajaí, deixa mulher e filhos em sua aldeia para cursar História na universidade em Teffé. Em seu percurso diário ele cruza rios oceânicos, igarapés, lagos, cidades e florestas. Sob o sol escaldante equatorial, Jovane atravessa um Amazonas em plena transformação. Seu trajeto é aquele das comunidades indígenas que buscam maneiras de sobreviver aos impasses do século XXI.
Reapresentações: segunda (02/04), 21h; terça (03/04), 1h e às 15h; quarta (04/04), às 9h; sábado (07/04), às 13h; domingo (08/04), à 0h; segunda (09/04), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Além da Fronteira (MS)
Direção: Heloisa Passos
Dia 08/04, às 19h
Entre Mato Grosso e Bolívia, diariamente, um grupo de crianças cruza a fronteira para estudar, num lugar de enfrentamento e estranheza, onde culturas e línguas se mesclam. Ali se busca, a todo instante, novos modos de adaptação e convivência entre brasileiros e bolivianos – é o retrato do cotidiano pacato, quase feliz, de uma família boliviana de classe media, que a cada manhã se prepara para a ida do filho à escola.
Reapresentações: segunda (09/04), 21h; terça (10/04), 1h e às 15h; quarta (11/04), às 9h; sábado (14/04), às 13h; domingo (15/04), à 0h; segunda (16/04), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

O Espelho de Téo (RJ)
Direção: Heloisa Passos
Dia 15/04, às 19h
Os pais de Téo se separaram recentemente. Agora, revezam-se para buscá-lo na escola e, neste trajeto, com o pai e com a mãe, Téo divide suas dúvidas, anseios e o carinho pelos dois.
Reapresentações: segunda (16/04), 21h; terça (17/04), 1h e às 15h; quarta (18/04), às 9h; sábado (21/04), às 13h; domingo (22/04), à 0h; segunda (23/04), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Entre as Maras e o Mar (CE)
Direção: Marília Rocha
Dia 22/04, às 19h
Quatro irmãs e um irmão pequeno brincam na praia de Vila Preá, Ceará, até que chega o moto taxi Bigode, que as leva diariamente à escola. Em sua garupa, as crianças se aprumam e partem em seu "vôo" diário, entre as dunas, o céu e o horizonte infinito.
Reapresentações: segunda (23/04), 21h; terça (24/04), 1h e às 15h; quarta (25/04), às 9h; sábado (28/04), às 13h; domingo (29/04), à 0h; segunda (30/04), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

O Contador de Histórias (BA)
Direção: Heloisa Passos
Dia 29/04, às 19h
Delvan, jovem capoeirista e griô, contador de histórias, nasceu no quilombo de Remanso, na Chapada da Diamantina, Bahia. Três vezes por semana, caminha de volta à sua comunidade natal, para ensinar capoeira às crianças de lá e colher histórias daqueles que mantém vivos os laços do presente com o passado.
Reapresentações: segunda (30/04), 21h; terça (01/05), 1h e às 15h; quarta (02/05), às 9h; sábado (05/05), às 13h; domingo (06/05), à 0h; segunda (07/05), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Entre Lá e Cá (PR)
Direção: Heloisa Passos
Dia 06/05, às 19h
Larissa, Morgana Carol, Amanda e Thalia, formam um grupo de amigas que vive na Ilha de Amparo, em frente ao Porto de Paranaguá, Sul do Brasil. Diariamente, a caminho da escola, atravessam as duas praias de um mesmo rio. À margem da censura adulta, essas meninas trocam pequenos segredos de amor, fazem confidências e declaram seus desejos adolescentes. Apesar de distantes dos grandes centros do País, desejam, não com menos intensidade, buscar novas oportunidades e perspectivas para suas vidas. 
Reapresentações: segunda (07/05), 21h; terça (08/05), 1h e às 15h; quarta (09/05), às 9h; sábado (12/05), às 13h; domingo (13/05), à 0h; segunda (14/05), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Assim que Subir a Maré (AP)
Direção: Marília Rocha
Dia 13/05, às 19h
No arquipélago de Bailique, o tráfego entre uma ilha e outra só é possível quando a maré do oceano Atlântico enche os ramais que ligam as ilhas do lugar. Assim, para poder estudar, um grupo de crianças sobe num barco ao cair da noite, navega até próximo à escola, onde a maré baixa. Na manhã seguinte, acordam com o sol que nasce e retomam o seu caminho até a escola.
Reapresentações: segunda (14/05), 21h; terça (15/05), 1h e às 15h; quarta (16/05), às 9h; sábado (19/05), às 13h; domingo (20/05), à 0h; terça (21/05), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Trilhos e Grãos (SP)
Direção Katia Lund
Dia 20/05, às 19h
Julião, empacotador de grãos, cinquenta e sete anos, voltou a estudar há cinco, incentivado pelo programa de uma escola próxima à fabrica onde trabalha. Diariamente, ele sai da Cidade Tiradentes e cruza São Paulo por trens, metrôs e ônibus. A sua jornada diária é um longo caminho até a escola.
Reapresentações: segunda (21/05), 21h; terça (22/05), 1h e às 15h; quarta (23/05), às 9h; sábado (26/05), às 13h; domingo (27/05), à 0h; segunda (28/05), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

A Casa da Nonna (RS)
Direção: Marília Rocha
Dia 27/05, às 19h
Em Coronel Pilar, Rio Grande do Sul, um vilarejo colonizado por italianos, as primas Vanessa e Caroline dividem os seus dias entre a casa da nonna e a escola.  Enquanto suas mães trabalham na roça, compartilham com a avó a aventura de descobrir o mundo! A caminho da escola se confrontam com as outras realidades do lugar. Vida e fábula se misturam quando vistas através dos seus olhos.
Reapresentações: segunda (28/05), 21h; terça (29/05), 1h e às 15h; quarta (30/05), às 9h; sábado (02/06), às 13h; domingo (03/06), à 0h; segunda (04/06), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Pelo Canavial (PE)
Direção: Heloisa Passos
Dia 03/06, às 19h
Tamires, o irmão Tauã e o vizinho Thamison moram na zona rural de Pernambuco, e diariamente atravessam um canavial enorme para poderem estudar. Neste trajeto protegem-se um ao outro afugentando o medo com histórias, piadas e brincadeiras.
Reapresentações: segunda (04/06), 21h; terça (05/06), 1h e às 15h; quarta (06/06), às 9h; sábado (09/06), às 13h; domingo (10/06), à 0h; segunda (11/06), às 3h.
Classificação indicativa: Livre

Memória e Leite (AC)
Direção: Heloisa Passos
Dia 10/06, às 19h
Erivan e Maria são dois adolescentes que moram na reserva seringueira Chico Mendes, em plena Floresta Amazônica. Produzem o látex do leite extraído das seringueiras, enquanto preparam sua casinha de madeira para o filho que vai nascer. De tarde, ambos vão juntos à escola, passando por trilhas que cortam a floresta. Na volta, à noite, eles seguem com suas lanterninhas, contando histórias para afastar o medo daquilo que porventura cruze o seu caminho.
Reapresentações: segunda (11/06), 21h; terça (12/06), 1h e às 15h; quarta (13/06), às 9h; sábado (16/06), às 13h; domingo (17/06), à 0h; segunda (18/06), às 3h.
Classificação indicativa: Livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado