Novos canais e atrações marcam o segundo dia do RioContentMarket

Apresentações de filmes, séries e novos canais de TV por assinatura que acabam de chegar ou chegarão em breve ao mercado marcaram o segundo dia do RioContentMarket, evento voltado para produtores do mercado de audiovisual realizado no Rio de Janeiro. Foram debatidos também temas relevantes como a recente conquista de espaço pela animação brasileira em canais abertos e o crescimento do branded content, modalidade de propaganda em que o conteúdo remete de maneira sutil à experiência de consumo proporcionada pela marca.

A Globosat apresentou suas novidades mais recentes: os canais SporTV 3, Off e Gloob (que será lançado em junho). Participaram do painel Guilherme Zattar, diretor geral do Off HD; Paulo Marinho, diretor do Gloob, e Pedro Garcia, diretor do SporTV, sob moderação de Leticia Muhana, consultora de programação da Globosat e diretora do Viva. Entre as questões levantadas estão os formatos dos programas exibidos e o público-alvo de cada canal. "O Off não é só um canal de esportes radicais, ele envolve ação, aventura e natureza. É um momento de relaxamento para o assinante", conta Zattar.

Toda a programação do Off será feita por produtoras independentes e terá casting brasileiro. Exemplos dessas atrações são "Secrets Spots", programa de aventura em que a apresentadora, uma surfista amadora, viaja pelo mundo em busca de aventuras, e "Kaiak", em que o atleta Pedro Ivo tenta recuperar seu recorde de queda livre com caiaque, além de enfrentar corredeiras perigosas. Outros oito programas novos devem estrear em 2012, quando o Off completa o primeiro aniversário. Já o Gloob, o primeiro canal infantil brasileiro, pretende atrair meninas e meninos de 5 a 8 anos. "O objetivo é fomentar o mercado audiovisual infantil, pregando valores de não violência, com muito humor e leveza. Pretendemos mostrar a ótica da criança e promover o afeto na família", antecipa Marinho.

Os participantes do encontro puderam também assistir a cenas de produções que ainda serão lançadas. "Preamar", produzida pela Pindorama, tem a praia de Ipanema como cenário e narra a história de um profissional de mercado financeiro falido que se torna ambulante sem revelar à família, acostumada ao luxo de quem vive de frente para o mar. "Projeto mais autoral e caro que já tive", disse Estevão Ciavatta, diretor da produtora, que filmou os 13 episódios de 50 minutos em 26 semanas. Outra parceira da HBO, a Prodigo, mostrou o início do primeiro dos 13 episódios de "(fdp)", que tem como protagonista um árbitro de futebol, vivido por Eucir de Souza. Com José Roberto Torero no time de roteiristas e Kátia Lund entre os quatro diretores coordenados por Adriano Civita, a série promete fortes emoções: "Foi um trabalho de roteiro exaustivo, etapa que considero um gargalo da produção nacional. Ficamos três anos afinando o texto antes de filmar", ressalta Civita, o diretor-geral.

Também foram conhecidas as primeiras imagens da superpodução "Rouge Brésil" ("Vermelho Brasil"), orçada em 9 milhões de euros e com lançamento previsto para 2013. Coprodução entre a brasileira Conspiração Filmes, a francesa Pampa Films e o diretor canadense Sylvain Archambaut, além da Globo Filmes e da Riofilme, ela narra a frustrada tentativa dos franceses, liderados por Nicolas de Villegagnon, de tomar a costa carioca dos portugueses no século 16. A história, adaptada do best-seller homônimo de Jean-Christophe Rufin e filmada em setembro no Rio de Janeiro, resultará não apenas em um longa, mas também em uma série de cinco episódios de 40 minutos que será exibida pela Rede Globo e por uma emissora francesa. Sócio da Conspiração, Ricardo Rangel discorreu sobre os desafios enfrentados pela cara produção.

"Pagamos o preço do pioneirismo já que, excetuando produções da Rede Globo, que chegam a esse patamar, trata-se do maior projeto de TV do país realizado, o primeiro feito por três países. Tivemos de conciliar as possibilidades previstas nos acordos bilaterais com França e Canadá além de estudar soluções para que a Riofilme, que havia investido em TV, e o BNDES participassem. Foi uma viagem bastante complicada, mas muito interessante", contou, revelando que o primeiro corte do longa ficou pronto na semana passada.

Outra atração deste segundo dia foram os debates construtivos apresentados em alguns painéis. Um deles girou em torno do espaço recentemente conquistado por séries de animação brasileiras na TV aberta, celebrado por profissionais do ramo. Foram apresentados casos dos três trabalhos que parecem ter aberto portas relevantes: "Peixonauta", exibido pelo SBT; "Tromba Trem", apresentado pela TV Brasil; e "Sítio do Pica-Pau Amarelo", veiculado pela Rede Globo. As iniciativas são vistas como modelos de parceria que poderiam massificar a animação brasileira e, no futuro, reverter o histórico de importação do país deste tipo de conteúdo, tornando-o um exportador. "Há cinco anos, no Anima Mundi, tivemos uma discussão sobre a possibilidade do estabelecimento de parcerias entre os animadores e a TV. Hoje, já estamos discutindo casos consumados", lembrou César Coelho, diretor do festival de animação.

Já no painel "O futuro do Conteúdo Integrado às Marcas", foi discutida a evolução do branded content no mundo. Antonie Robin, diretor presidente da Havas, mostrou cases de sucesso, como o documentário "Roller Babies", que contou como foi feito o bem-sucedido comercial da marca Evian com a montagem de bebês patinadores. Para concluir, exibiu um teaser do documentário baseado no fato de Marilyn Monroe ter tido uma bolsa da marca Louis Vuitton, que vai estrear 50 anos após a morte da diva. "Podemos construir parcerias maravilhosas. As marcas precisam criar, contar uma história para se aproximar dos seus consumidores", disse.

Por sua vez, o gerente criativo da Coca-Cola, Gian Martinez, ressaltou o fato de que, hoje, todos podem ter acesso a conteúdo em todo o mundo e não apenas através das mídias tradicionais, o que aumenta as possibilidades de branded content, prática antiga segundo ele. "Eu estive na sede da Coca e perguntei se era verdade que a figura do Papai Noel foi inventada pela Coca-Cola. Eles me mostraram os croquis de 1911 que mostravam a evolução da criação que virou parte da cultura mundial. Isso é que é um exemplo antigo de branded content, atual até os dias de hoje".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado