IGUARIAS MORTAIS SÃO TEMA DE NOVA SÉRIE DO DISCOVERY


 Produção revela o caminho de ingredientes venenosos à mesa, do recolhimento no habitat natural ao preparo por chefs autorizados
 
Cena de "Perigo: Receitas Venenosas"
 

Pratos tão deliciosos quanto perigosos unem o prazer da descoberta gastronômica à sensação de perigo: combinação irresistível para donos de paladares exóticos. É este universo de sabores radicais que a nova série do Discovery, PERIGO: RECEITAS VENENOSAS (DINNING WITH DEATH) explora a partir de segunda-feira21 de janeiro, às 19h50.

Em cada um dos episódios, a série busca ingredientes venenosos utilizados na culinária e mostra como o consumo é possível sem causar danos à saúde. Chefs autorizados a preparar este tipo de prato, a clientela de restaurantes especializados e pesquisadores revelam o caminho que os ingredientes percorrem até chegarem à mesa e as características biológicas que fazem de cada um deles verdadeiras armadilhas, algumas delas proibidas em determinados países.

Estão no cardápio os conhecidos baiacu e sapos tóxicos, além de cobras, escorpiões, aranhas e plantas venenosas. Para encontrá-los, visitam densas florestas, locais áridos e confins de países asiáticos como Japão, Taiwan, Vietnã, Camboja, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Laos. As propriedades benéficas à saúde e os sintomas do envenenamento em cada caso também são relatados pela produção.

Segue a sinopse de alguns episódios:

Serpentes

Serpentes geralmente causam medo, repulsa e quase nunca são associadas aos prazeres do paladar. Mas na Ásia, o réptil é reverenciado como um ser dotado de poderes misteriosos relacionados à cura. Lá também são encontradas diferentes espécies de cobras servidas em restaurantes – quanto mais venenosa a serpente, mais procurados (e caros) são os pratos. Por que comer cobras sob o risco de perder a própria vida? A série procura a resposta no Vietnã, Filipinas, Tailândia e Japão, onde encontra aqueles que voluntariamente saboreiam as serpentes mais venenosas do mundo.

Rastejantes


Quase ninguém sabe que a tarântula pode ser um lanche nutritivo, que restaurantes disputam escorpiões ou que a centopeia tem um gosto mais atraente que a aparência. Estas criaturas rastejam sobre a Terra há milhões de anos e o homem aprendeu a neutralizar o veneno para tirar proveito delas como ingredientes. Neste episódio, o telespectador viaja ao Camboja, Vietnã, Tailândia e Taiwan para conhecer como aranhas venenosas, escorpiões e centopeias vão de seu cenário primitivo ao prato.

Plantas

Se fizéssemos uma lista de todas as coisas que podemos servir no jantar, plantas, frutas e legumes estariam no topo, como prioridades de um cardápio variado e nutritivo. Mas mesmo o reino vegetal pode oferecer opções perigosas. Enquanto cobras e aranhas usam a aparência assustadora e o veneno como defesa, há plantas como gingko, khaduoch e buah keluak que podem matar de maneira muito sutil. Neste episódio, a série viaja para Taiwan, Camboja, Indonésia e Laos em busca de flores e frutos realmente proibidos.

Sapos

Muita gente tem certa resistência a integrar anfíbios às receitas, mas na Ásia eles estão presentes em pratos populares. Alguns deles carregam em seu corpo substâncias tóxicas que tornam a ingestão um ato de alto risco. Laos, Taiwan, Filipinas e Tailândia são alguns dos  destinos visitados pela série, lugares onde anfíbios que podem matar na primeira mordida são servidos a uma clientela assídua.

Criaturas do mar

O oceano é vasto e misterioso. Um dos motivos que alimenta o fascínio pelas profundezas são as criaturas que as povoam: moreias, caranguejos, peixes exóticos e arraias. Elas são alguns dos exemplos de criaturas venenosas que, devidamente preparadas, podem ir à mesa na forma de pratos especiais. Este episódio mergulha em mares desconhecidos em Taiwan, Tailândia, Japão e Filipinas na busca por estes habitantes venenosos.

Insetos

Há insetos que podem matar um homem com um único golpe letal. Mas na Ásia, há quem arrisque a própria vida por um pouco de proteína crocante e sabor exótico. Este episódio mostra o trabalho daqueles que cultivam insetos e assumem o risco de serem atacados por enxames enfurecidos, quando vão retirá-los dos criadouros. As câmeras viajam às Filipinas, Singapura e Tailândia para descobrir por que essas pessoas arriscam tudo por vespas, abelhas e formigas.

Peixes

Quando falamos em proteína saudável os peixes normalmente estão associados. Mas na Ásia, peixes tóxicos são consumidos por pessoas que pagam um preço alto para saboreá-los e flertar com a morte. Japão, Filipinas e Cingapura são os destinos deste episódio, locais onde baiacu e peixe pedra estão entre as opções venenosas no cardápio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado