Programa mostra como a juventude cubana se relaciona com as limitações do sistema comunista.

 

A exibição é na próxima quarta-feira, dia 23, no Canal Futura

 

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira – 14h30

Reprises – 21h, exceto às terças-feiras

 

 

21/01 - segunda-feira – Migrantes Pendulares

Direção: J.R. Vensan

"Migrantes Pendulares" mostra a aventura de Taís, Juraci e Alexandre, que saem de suas casas todos os dias e participam da grande migração urbana – denominada pelos geógrafos de "movimento pendular". Para chegar ao local de trabalho ou de estudo, eles precisam atravessar a cidade e retornar ao ponto de origem no mesmo dia. De trem, ônibus, metrô, de automóvel ou a pé presenciamos as estratégias e obstáculos encontrados por cada um dos migrantes pendulares em seu percurso através do caos urbano. O programa conta com participação da Professora Léa Francesconi, pesquisadora de geografia urbana da USP.

 

22/01 – terça-feira – Novos Migrantes no Rio de Janeiro

Direção: Tiago Carvalho               

Entre 2010 e 2011, o ciclo de prosperidade econômica do Brasil aumentou em mais de 50% a presença de migrantes internacionais no país.Incluindo os que estão em situação irregular, já são contabilizados dois milhões de estrangeiros. "Novos Migrantes no Rio de Janeiro" mostra os desafios e esperanças de estrangeiros na cidade do Rio de Janeiro, a mais atraente porta de entrada para novos visitantes. Os recém-casados congoleses LK e Nádia, os portugueses Marta e Queirós, a família franco-haitiana de Mélanie e Bob e o guatemalteco Miguel se permitem retratar e revelam a dimensão humana das estatísticas.

 

23/01 - quarta-feira - Minha ilha

Direção: Livia Perini Borjaille

Neste programa, o artista plástico Raychel explica como é ser jovem em Cuba e como é conviver com uma relação ambígua com o sistema comunista. Através do seu discurso emocionante e curioso, ele revela uma geração com desejo de auto expressão e conectada com o mundo, mesmo com as limitações ideológicas e de comunicação impostas na Ilha.

 

24/01 – quinta-feira – Os Heróis do Navio-Baleia

Direção: Marcelo Passos

O Córrego Navio Baleia fica em Belo Horizonte, no bairro Pompéia. Nas décadas de 1930 e 1940, os primeiros moradores do local ainda conviviam harmoniosamente com o meio ambiente. O córrego representava um fator de integração e lazer e era fonte de alimentação para muitas famílias, porém, com o passar do tempo e a ocupação urbana desenfreada, ele começou a receber lixo e esgoto, sofrendo assoreamentos e ficando muito poluído. No entanto, por onde o Navio Baleia passa, há pessoas que saem em sua defesa, na tentativa de mudar o rumo de sua história. É o caso da servidora pública Mércia Inês Pereira do Nascimento e do Seu Nonô, de 70 anos. Mércia produz bordados em crochê e os utilizou para contar a história do córrego. Já o Seu Nonô cuida, desde 1990, da qualidade da água de um dos afluentes do Navio Baleia e a limpeza trouxe de volta os pássaros e a vegetação original. O exemplo do aposentado já recebeu prêmios e é motivo de visitas de escolas e de ambientalistas.

 

25/01 - sexta-feira - Minha Idade Vale Ouro

Direção: Emílio Galo

O programa "Minha idade vale ouro" tem como objetivo mostrar a população idosa que permanece ativa e vem crescendo cada vez mais no Brasil. Questões como a aposentadoria e a política de Recursos Humanos das empresas em relação a estas pessoas são alguns pontos que serão abordados. Dona Ionícia dos Santos é uma senhora de 68 anos, mas com disposição de 25. É caixa do supermercado "Farinha Pura", localizado no bairro Humaitá no Rio de Janeiro. O luso-carioca José Botelho tem 81 anos e é clarinestista. Figura incomparável e com um bom humor contagiante, conquistou o Brasil e o mundo com a sua música e fez sua carreira em cima de uma paixão. O programa revela asuperação desses idosos e a forma como eles se reinventam a partir de suas experiências de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado