Colônia ucraniana é tema de episódio inédito da série Coleções, no SescTV


 
A atração integra um grupo de programas com o tema "Colônia de Imigrantes", que o canal exibe em abril
  
  
Durante o Império de D. Pedro II, ucranianos vieram para o Brasil em busca de terras para a agricultura. O programa Colônia Ucraniana, que oSescTV estreia no dia 04/04, quinta, às 21h30, mostra a história, a cultura e os costumes de moradores da Colônia de Imigrantes em Prudentópolis, no Paraná. Com direção geral de Belisario Franca, a atração compõe o tema Colônia de Imigrantes da série Coleções
  
A produção conversa com diferentes gerações de ucranianos e com estudiosos, que discorrem sobre como viviam os primeiros imigrantes e suas dificuldades. Eram agricultores que precisavam produzir seus alimentos, desbravar matas e abrir estradas. Em terras tupiniquins, aprenderam os costumes dos nativos e também repassaram práticas europeias. 
  
O programa visita a comunidade Faxinal de Papanduva de Baixo, onde funciona o sistema faxinal, no qual cada morador possui um pedaço de terra destinado a agricultura e uma área de criação de animais comum a todos. 
  
O documentário aborda a culinária ucraniana; a preservação do idioma nas comunidades rurais; o catolicismo enraizado na Galícia, ocidente da Ucrânia; cantigas e danças típicas; a arte de confeccionar pêssankas, que são ovos pintados manualmente; e eventos que reforçam a identidade desse povo. Além disso, o programa passeia pelo Museu do Milênio, onde a memória do ucraniano é registrada por meio de objetos e estudos. 
  
Ainda em abril, sempre às 21h30, o SescTV estreia mais três episódios da série Coleções, com o tema Colônia de Imigrantesdia 11Colônia Espanhola fala sobre imigrantes que escolheram São Paulo como sua terra e se esforçam para manter a tradição dos antepassados, cultuar a paella e o flamenco; dia 18Colônia Angolana traça um panorama de estrangeiros que vieram para o Rio de Janeiro durante a guerra em Angola. O dia-a-dia, a alimentação, a cultura e a relação Brasil-Angola são temas do programa; dia 25Colônia Indiana expõe o cotidiano, os costumes, a cultura, a religiosidade, e ainda as experiências e as diferenças culturais encontradas onde vivem, em São Paulo. 
Sobre a série Coleções: 
Com linguagem documental para televisão e foco nos principais elementos da cultura brasileira, cada episódio da série é narrado por seus protagonistas, os grandes responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado