Ligiana Costa é a nova apresentadora do Manhã Cultura

Uma de suas propostas é dar novo frescor ao repertório de música clássica do programa, que vai ao ar de segunda a sábado, às 9h, na Rádio Cultura FM (103,3)

Cantora, compositora e musicóloga. Brasiliense de origem e cosmopolita por vocação.Ligiana Costa, que perambulou pela Holanda, Itália e França para estudar e apresentar ao público europeu a música popular brasileira, acaba de entrar para a equipe de âncoras da Rádio Cultura FM (103,3). A partir da próxima segunda-feira (1º/4) ela estará no comando do Manhã Cultura.

Diário, ao vivo e com duas horas de duração, o programa traz notícias, entrevistas e, claro, um variado repertório musical que vai do barroco ao contemporâneo. No ar diariamente às 9h.

A proposta de Ligiana é desmistificar a ideia de que a música clássica é rija, incompreensível e feita para um público determinado. "Quero estabelecer cruzamentos sonoros, realizar novas experiências e construir uma ponte entre a música clássica e outros gêneros", resume.

Um dos destaques desta nova fase do Manhã Cultura é o quadro Há um clássico dentro de mim, no qual Ligiana entrevista pessoas na rua e pede para que elas cantarolem trechos de peças clássicas. Além disso, a atração será conduzida seja por um tema, um instrumento ou algum fio estético. "No final das contas, o que importa é partilhar o prazer da escuta", conclui.  

Álbum novo

A estreia de Ligiana Costa no Manhã Cultura coincide com o lançamento do seu segundo disco: Floresta. Produzido e arranjado pelo maestro Letieres Leite, trata-se de uma obra autoral que conta com algumas parcerias, como Chico César e Juliana Kehl. As canções vêm de um repertório eclético que condensa desde um tema tradicional do Haiti até uma canção napolitana da década de 1970. O disco foi gravado em Salvador e mistura a sutileza de um power trio clássico, com baixo, bateria e piano, com quarteto de cordas, naipe de metais e sons percussivos. É dedicado a Floresta Pires Araújo, avó paterna de Ligiana.

Biografia

Ligiana Costa é brasiliense, nascida em São Paulo, de mãe mineira e pai maranhense. Desde criança frequentou os teatros dançando, atuando, cantando ou como assídua figurinha do público, pois acompanhava seu pai jornalista a todos espetáculos que passavam pela cidade. Estudou canto lírico na Universidade e na Escola de Música de Bra­sília, se apaixonou por música barroca e foi fazer uma especialização em canto antigo em Haia (na Holanda). De lá, seguiu para a Itália e depois para a França onde estudou musicologia e concluiu um doutorado sobre as velhas amas de leite cômicas da ópera veneziana do século XVII. Nesta época começou a cantar música brasileira na noite e, logo em seguida, descobriu o gosto pela composição. Depois de dez anos de velho mundo, Ligiana retornou ao Brasil e lançou seu primeiro disco, De amor e Mar, gravado entre São Paulo, Paris e Brasília. Com este trabalho se apresentou em palcos diversos (de Dakar a Garanhuns, da Bulgária a Brasília). Paralelamente, Ligiana se apresenta com outras formações, como o trio que forma ao lado de Carlinhos Antunes e Amoy Ribas ou com o projeto Rumos Coletivo do Itaú Cultural, que culminou em viagens pelo Brasil e um show ao lado de Gilberto Gil. Ligiana tem publicado livros liga­dos aos estudos musicológicos pela editora da Unesp e ministrado cursos sobre ópera e de voz pelo Brasil. A cantora é também diretora e criadora do grupo de performance CAUSA, que reúne travestis no centro de São Paulo. Ligiana lança agora o disco Floresta, produzido e arranjado pelo maestro Letieres Leite e gravado em Salvador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado