DISCOVERY MOSTRA COMO FOI CONSTRUÍDA A MAIOR LINHA DE TRANSMISSÃO DA AMÉRICA LATINA EM EPISÓDIO DE “COMO SE RESOLVE”


Operários na construção do projeto LT Amazonas

 
Projeto fruto da parceria entre TIM, Isolux Infrastructure e setor público permitirá o aumento em 100 vezes da capacidade de voz e dados e oferecerá serviços a preços mais competitivos nos Estados do Amazonas, Amapá e Pará
 

Em episódio especial de COMO SE RESOLVE que será exibido na terça-feira02 de abril, à meia-noite (de segunda para terça-feira), ou seja, no 1º minuto de terça-feira, o Discovery mostra os bastidores da construção de um dos empreendimentos mais audaciosos do mundo em transmissão de dados: o "LT Amazonas", uma parceria entre a operadora TIM, a Isolux Infrastructure e o setor público com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão de voz e dados nesta região, marcando a chegada da companhia em áreas remotas do norte do país.

O Brasil está em constante evolução, mas para que se consolide o crescimento é necessário haver mais e melhores redes elétricas e de telecomunicações conectando todo o país. A região norte, especialmente, enfrenta grandes desafios na área de telecomunicações, não somente pela enorme extensão, mas também pela dificuldade de se realizar obras em zonas inundadas, nas margens de rios e em meio à vegetação quase impenetrável. Tendo em vista este cenário, a operadora TIM e a Isolux Infrastructureiniciaram o "LT Amazonas" em outubro de 2011. A partir daí começou a construir a rede de transporte (backbone), via rede elétrica interligando as cidades de Tucuruí (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).

O consórcio LT Amazonas, formado pelas empresas Isolux Infrastructure e Manaus Transmissora, consiste na construção de 1.747 quilômetros de linhas de alta tensão (1.191 km e 556 km respectivamente), com total de 3.351 torres de 45 a 180 metros de altura que representaram um grande desafio por prever a construção de duas torres metálicas com mais de 295 metros de altura, para que 2.500 metros de cabo pudessem atravessar o Rio Amazonas.

Em depoimento concedido para o especial, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressalta a importância do projeto de conexão de linhas de transmissão em uma região onde a população enfrenta, também, grande dificuldade de acesso a serviços de telefonia e internet.

O especial destaca todas as dificuldades enfrentadas pelas equipes, como as cheias do Rio Amazonas, que fizeram com que a obra ficasse praticamente parada durante seis meses, e a colocação de estacas a mais de 40 metros de profundidade tendo a forte correnteza do rio como principal adversidade. Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, explica: "Os desafios não são somente de origem tecnológica, mas especialmente de origem ambiental por tratar-se de uma das regiões mais complicadas do mundo para a realização deste tipo de projeto".

 

A TIM vai formar comunidades de comunicação nas regiões remotas da Amazônia, onde será possível conectar-se a qualquer hora, seja na internet ou numa ligação, o que traz muitas possibilidades para o mercado regional.

  

A entrega do projeto está prevista para o próximo mês de agosto. "Este projeto foi um dos mais complexos que a nossa companhia já enfrentou, tanto por suas dimensões como pelas dificuldades do território. Estivemos muito atentos às exigências ambientais e às comunidades localizadas no Amazonas", conta Francisco Corrales, Country Manager da Isolux Corsán no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado