EM ESPECIAL INÉDITO, EQUIPE DE ESPECIALISTAS MERGULHA EM BUSCA DO “CALAMAR ASSASSINO”

 
 
 
Lulas Humboldt protagonizam relatos de ataques contra humanos; estudiosos se reúnem para registrar o comportamento desses animais
 
 
 
 

As profundezas do Golfo da Califórnia, no México, são habitadas por moluscos gigantes e perigosos, os calamares ou lulas Humboldt. Eles vivem nas águas abissais do Mar de Cortez e emergem em busca de alimento – na superfície, os eventuais encontros com humanos quase sempre resultam em circunstâncias trágicas, narradas por pescadores locais. As histórias de ataques das Humboldt incluem a descrição de criaturas ferozes e capazes de matar.

Na segunda-feira, 10 de novembro, às 21h, o Animal Planet mergulha no Mar de Cortez em busca do registro definitivo do O CALAMAR ASSASSINO (KILLER SQUID). Atrás das câmeras está uma equipe de mergulhadores, cientistas e cinegrafistas subaquáticos unidos por um objetivo: descobrir se as lulas Humboldt são predadores agressivos "programados" para atacar tudo aquilo que se mexe ou se são criaturas sencientes que reagem apenas quando ameaçadas.
 
A reputação das Humboldt tem origem na impressionante adaptação desses predadores ao ambiente marinho. Os calamares são moluscos cefalópodes que chegam a 1,5m de comprimento e pesam quase 50 quilos de músculos, utilizados para capturar presas e para a locomoção por propulsão. Além disso, seus tentáculos possuem ventosas circundadas por mais de 30 mil dentes afiados; assim, eles podem dilacerar a presa enquanto a levam para a boca, onde há um bico rígido e cortante.

Todas essas características, entretanto, não comprovam o suposto instinto assassino desses animais – O CALAMAR ASSASSINO documenta uma expedição com o objetivo de averiguar as aspectos comportamentais das Humboldt. À frente dos estudos estão Jacquie Cozens, Mike deGruy e Scott Cassell.

Jacquie é cinegrafista e já teve a oportunidade de mergulhar inúmeras vezes com esses moluscos. Mike é biólogo e cinegrafista especializado em cefalópodes. Scott é cinegrafista e mergulhador – ele desenvolveu um traje parecido com uma armadura, específico para protegê-lo em áreas onde grupos de Humboldt se reúnem.

O especial conta com a participação de William Gilly, biólogo que estuda cefalópodes em laboratórios há mais de 25 anos. Suas pesquisas destacam como funcionam o sistema de mudança da cor da pele das Humboldt e a inteligência desses animais – os calamares apresentam reações de cooperação e exploração complexas, as mais sofisticadas entre os invertebrados.

Com a ajuda de um veículo operado remotamente e equipado com sonar, a equipe filma os calamares em seu habitat natural, longe dos barcos de pesca. Com o material coletado durante mergulhos e visitas ao laboratório de William, o especial separa as lendas da realidade e revela o mundo impressionante desses moluscos gigantes capazes de brilhar na escuridão, a mais de 600 metros da superfície.
 
SERVIÇO
O CALAMAR ASSASSINO (KILLER SQUID)
Estreia: segunda-feira, 10 de novembro, às 21h
Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado