TV Cultura exibe documentário sobre a luta pelos direitos de pessoas com deficiência

Da Invisibilidade à Cidadania: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência relata os mais de 30 anos do movimento responsável por tornar a sociedade mais inclusiva. Vai ao ar neste domingo (9/11), às 21h

São Paulo, 7 de novembro de 2014 – A faixa Cultura Documento deste domingo (9/11) exibe o filme que conta os mais de 30 anos de história do movimento nacional responsável pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. IntituladoDa Invisibilidade à Cidadania: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência, o documentário é uma parceria da TV Cultura com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Vai ao ar às 21h, na TV Cultura.

O longa reconstitui a militância do movimento social que lutou para que a Constituição Federal, aprovada em 1988, contemplasse os direitos civis, políticos e econômicos desta parcela da população. Vinte protagonistas relatam o desenrolar do processo de inclusão social, bem como as dificuldades enfrentadas diariamente por um portador de deficiência. Entre os depoimentos dos "jurássicos", expressão que eles usam para se identificar, estão o de pessoas que encabeçaram a luta e já faleceram, assim como daqueles que até hoje se envolvem com a causa.  

Esta é o primeira de quatro produções que a TV Cultura exibe com a mesma temática. Além de Da Invisibilidade à Cidadania, integram o pacote Viver Só, Pode Entrar, A Casa É Nossa e E agora, José, Maria, João....?. Todos os filmes foram aprovados no projeto Passa Lá em Casa: a moradia assistida e a autonomia possível, criado para promover o debate sobre o assunto a partir da comparação de iniciativas desenvolvidas no Brasil e em países europeus.

Da Invisibilidade à Cidadania: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência foi dirigido por Marcelo Galvão e produzido pela Gata Cine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado