Riachão é atração em show inédito no SescTV, no dia em que completa 93 anos


 

Autor de sucessos como "Chô Chuá (Cada Macaco no seu Galho)" e "Vá Morar como Diabo", o sambista baiano se apresenta dia 14/11, sexta, às 23h 



Foto: Alisson Louback

 

Um dos maiores sambistas brasileiros vivo, Clementino Rodrigues, famoso como Riachão, se apresenta em show inédito no SescTV  em 14/11, sextaàs 23h, dia em que completa 93 anos de idade.  Autor dos sucessos Chô Chuá (Cada Macaco no seu Galho) e Vá Morar com o Diabo, o cantor baiano interpreta composições próprias clássicas e inéditas, e mostra que os anos não lhe tiraram a ginga nem a alegria. O espetáculo tem direção para TV de Daniel Pereira e foi gravado no Sesc Pompeia, em novembro de 2013, no lançamento do álbum Mundão de Ouro.

 

Nascido em Salvador- BA, Riachão conta que ganhou esse apelido porque não ficava quieto quando sofria ou presenciava alguma injustiça. O codinome, que era dado aos briguentos, não agradou ao sambista tempos depois e ele explica o motivo. "Porque eu vivo uma vida de alegrias, música e amor."

 

Riachão recorda quando começou a compor, por volta dos 14 anos de idade. Era alfaiate e leu em um recorte de revista a frase: "Se o Rio não escreve, a Bahia não canta". "Minha vida era cantar as composições do Rio de Janeiro. Aquilo, não sei por que, me doeu um pouquinho", lembra. No dia seguinte, o jovem escreveu seu primeiro samba, que serviu de trampolim para muitas outros que vieram depois. 

 

O artista sempre interpretou seus próprios sambas, cujos temas ele buscava em fatos do dia a dia. "Tudo que acontecia, eu chegava na rádio com uma música", garante. O feito fez com que os locutores de rádio o chamassem de Riachão: Cronista Musical da Cidade.

 

O sucesso veio quando Caetano Veloso e Gilberto Gil, que retornavam ao Brasil após exílio político durante a ditadura militar, queriam de uma composição para se relançarem no cenário musical. "Eles procuraram o malandro aqui. Cantei vários sambas e quando chegou Chô Chuá (Cada Macaco no seu Galho), todos da equipe dele deram positivo e momentos depois eles (Caetano e Gil) gritaram: "É essa, malandro", rememora.

 

O samba ganhou popularidade no país e Riachão teve diversas composições suas gravadas por outros intérpretes brasileiros, como Vá Morar com o Diabo, sucesso na voz de Cássia Eller. Neste show, Riachão interpreta essas e outras músicas, como Eu Vou ChegandoSão Paulo da Garoa; Valdinéia eMundão de Ouro.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado