Nova série de Cao Hamburger, Que Monstro Te Mordeu? estreia na TV Cultura no próxima segunda (10/11)

 Série terá 50 episódios e será exibida de segunda a sexta-feira na TV Cultura e na TV Rá Tim Bum!  Projeto é uma realização do SESI-SP, em parceria com a TV Cultura, e foi produzida por Caos Produções e Primo Filmes   

 

São Paulo, 4 de novembro de 2014 - Nesta terça-feira (4), em coletiva realizada no prédio da Fiesp, foi apresentada à imprensa a nova série de Cao Hamburger, que estreia na TV Cultura e TV Rá Tim Bum! na próxima segunda-feira (10/11). Que Monstro Te Mordeu? é uma realização do SESI-SP, que investiu R$ 14 milhões no projeto, produzida por Caos Produções, Primo Filmes e a TV Cultura.

Estiveram presentes o
 criador e diretor artístico Cao Hamburger, o produtor Matias Mariani, o presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, o superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni Gonçalves, Paulo Skaf, presidente do SESI-SP e da Fiesp, o elenco e outros profissionais envolvidos na série.

Durante a coletiva, o 
presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, lembrou a parceria de sucesso entre o SESI-SP, a TV Cultura e Cao, há 20 anos, para a produção do Castelo Rá-Tim-Bum. "A série formou uma geração e marcou época na televisão. E eu tenho certeza que essa nova parceria vai reproduzir os resultados que nós tivemos com o Castelo".  

 

O presidente do SESI-SP e da Fiesp, Paulo Skaf, enfatizou que essa é também uma forma criativa de educar. "A Indústria de São Paulo, através do SESI, tem como prioridade a educação, com escolas moderníssimas, com ensino em tempo integral, com esporte que também educa, com atividades culturais e com programas como esse, que, sem dúvida, vai ajudar muito não só no entretenimento, mas também na educação das crianças e na distração dos pais, que também vão acabar acompanhando." Já Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do SESI-SP, destacou a importância das temáticas do projeto. "A série aborda o conceito dos diferentes valores da sociedade, o que não é muito comum no Brasil, mas que é fundamental para a educação de nossas crianças."


No bate-papo com os jornalistas, Cao Hamburger revelou sua 
vontade de fazer um programa que falasse sobre monstros e sentimentos. "Eu penso que isso deve ser muito louco. Imagina só: a primeira vez que uma criança sente raiva, sente ciúme... Queria muito explorar essas questões." 


O diretor também disse que a série Que Monstro te Mordeu? foi feita para a televisão e para a internet. "Tem o canal no Youtube, a fan page no Facebook e vamos ter o site. O produto será distribuído em todas as plataformas". Cao ainda enfatizou que esta é uma produção muito contemporânea. "Apesar de estar em todas as plataformas e conversar com um público que está sempre ligado na internet, no telefone, no tablete e na televisão, a gente vai falar sobre os sentimentos e sobre o que há de mais profundo no ser humano. Então, é uma série muito contemporânea para as crianças de hoje e que os pais vão gostar também."

 

A série

Na série Que Monstro te mordeu? toda vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida no Monstruoso Mundo dos Monstros, provocando caos e confusão por onde passa. Nesse lugar desordenado, caberá a Lali e seus amigos monstruosos resolverem a confusão instaurada e ainda aprender algo com a missão.

 

A primeira temporada da série foi criada por Cao Hamburger e Teodoro Poppovic e foi produzida por Matias Mariani. Ela estreia com 50 episódios para a televisão, de 30 minutos cada, e outros 50 episódios mais curtos para a internet, com duração de um a três minutos. O objetivo de trazer o conteúdo para a plataforma online é se comunicar com uma geração cada vez mais tecnológica e conectada. Os web episódios funcionarão de forma independente e serão postados, semanalmente, no canal do YouTube do projeto.

 

Os personagens monstros da série foram desenhados pelo designer e diretor de criação Jum Nakao. Já a confecção deles foi feita por Paul Andrejco (o mesmo de "Muppet Show") e pela Miragem Efeitos.

 


SINOPSE

Lali (Daphne Bozaski) é uma menina monstra. Ou, na definição do cientista e monstrólogo Dr. Z, Lali é meio humana, meio monstra. Ela vive no Monstruoso Mundo dos Monstros e convive com seus amigos Luísa, Gorgo e Dedé, monstrinhos malucos e engraçados, e com muitos outros como o Dr. Z e seu assistente Morgume, o Síndico, o Deliverson e Talvez-Sim, Talvez-Não. Mas todo dia um novo monstro diferente aparece e "morde" nossos personagens, desorganizando a rotina de quem vive ali e obrigando Lali a descobrir como lidar com novos sentimentos e desafios.

Isso porque, a cada episódio, uma criança no mundo dos humanos desenha um monstro de acordo com a sua imaginação. Pode ser o Monstro do Medo do Escuro, o Monstro do Ciúme, o Monstro da Fofoca, o Monstro da Preguiça. Cada um tem uma característica marcante, ligada a um sentimento ou uma questão humana que, aos poucos, é revelada como tema central do episódio. Por meio de animação 3D, a criatura desenhada ganha vida no Monstruoso Mundo dos Monstros.

Ao final do capítulo, o aprendizado sobre o que o monstro da vez trouxe ao Mundo dos Monstros é consolidado pelo Dr. Z que, em seu laboratório, identifica e cataloga a criatura.

 

"QUE MONSTRO TE MORDEU?" EM NÚMEROS:

- Cenário com 600m2 construídos, idealizado por Valdy Lopes

- 8 bonecos desenvolvidos por Paul Andrejco

- 6 quadros: As Monstro-Montanhas, Monstro-Notícias, Umus, Órgãos, Sherman e Shorume  e Monstro-Lesmas

- 110 diárias de gravação

- Gravações simultâneas em dois estúdios

- 18 crianças desenharam os monstros que viram personagens 3D

- Mais de 180 profissionais envolvidos na produção

- 50 episódios de meia hora para a TV

- 50 pílulas para a internet


PERSONAGENS PRINCIPAIS

Lali (Daphne Bozaski)
A protagonista da série é uma garota metade menina, metade monstra – ela tem orelhas pontudas, garras e um rabinho. Filha adotiva do Dr. Z, convive com os seus amigos monstros Luísa, Gorgo e Dedé, além dos coadjuvantes Super Tom, Síndico, Romeu Umbigo, Talvez-Sim, Talvez-Não e Deliverson.

 

 

Dr. Z (Paulo Henrique Santos)
Dr. Z é o pai adotivo de Lali. Oficialmente, é um cientista monstrólogo que estuda a fauna e a flora monstruosa. No entanto, tem como atividade paralela a humanologia, ciência que estuda os humanos – ela é considerada polêmica, pois quase ninguém acredita neles. Apesar de muitíssimo inteligente, Z é igualmente atrapalhado e desorganizado.

 

Morgume (Aguinaldo Rodrigues Feitosa)

Morgume é assistente de Dr. Z e ajuda o cientista em suas experiências.

É bastante sensível em relação a seu patrão. Às vezes, fica sentido com seu pragmatismo e quer "discutir a relação".

 

Luísa (Melina Menghini)

Luísa é uma verdadeira mocinha. É delicada, sonhadora e romântica. Tem a voz fina e fala sempre muito baixo por causa de sua timidez. É um dos monstros "grandes", daqueles que mais assustam – ainda assim, ela se sente totalmente indefesa. É uma menina insegura, com baixa autoestima.

 

Dedé (Hugo Picchi)

Dedé é o monstrinho que nunca para quieto. É o hiperativo da turma, com o mais alto grau de déficit de atenção. Com uma de suas seis mãos sempre ocupada faz dez coisas ao mesmo tempo e ainda se distrai com alguma outra que aparece pela frente. Ainda que seja um pouco chatinho e não fique quieto um segundo, tem bom coração e é engraçado.

 

Gorgo (Sidnei Caria)

Gorgo não é gordo, mas, não se sabe como, come todo tipo de coisa o tempo todo. Come tanto que, às vezes, vomita espontaneamente e vemos um objeto aleatório pipocando de sua boca. Muitas vezes é até um objeto útil para a história, que vem muito a calhar. Gorgo tem senso de humor muito sagaz e sempre tem uma piadinha guardada na ponta da língua.

 

OS QUADROS

 

As Monstro-Montanhas

 

Os habitantes mais antigos do Monstruoso Mundo dos Monstros. Elas lembram de coisas que ninguém lembra e contam sua experiência de milhares de anos calcificados sempre em coro. São montanhas de onde pipocam olhos e bocas. Rabugentas, surdas, míopes e esclerosadas, elas se gabam de como era no "seu tempo".

 

Monstro-Notícias

 

Durante o episódio, uma espécie de Plantão Urgente pode invadir a narrativa e dar lugar a um noticiário dos Morcegos das Notícias: Walmorçâncora e Valquíria. Quase sempre funciona como uma maneira de cortar o suspense, criando uma suspensão cômica do clímax. Agregam à série conteúdo sobre questões de jornalismo e comunicação.

 

Umus

 

União dos Monstros Unidos é uma bancada com cerca de quatro monstrinhos, que imita um pouco a bancada da ONU com os representantes de cada país. Apesar de parecidos, eles se consideram totalmente diferentes e vivem brigando por causa disso. O conteúdo do quadro é a diversidade cultural e das visões de mundo possíveis num mesmo lugar. Como, por exemplo, os vários nomes que são atribuídos a um mesmo objeto e as diferentes funções que ele pode desempenhar em cada cultura. Apesar de se desentenderem e brigarem de maneira cômica, chegam a acordos e conclusões.

 

Órgãos

 

Quando um personagem come algo ou vive alguma situação que gera uma reação em seu corpo, cortamos para dentro dele, onde acompanhamos a conversa de seus órgãos. Estômago, Intestino, Coração entre outros falam sobre a comida que entrou, ou o fato do coração bater mais rápido quando se tomou um susto. Entra em jogo uma negociação entre eles que revela as reações em cadeia dentro de um corpo biológico.

 

Sherman e Shorume

 

Shorume e Sherman trabalham em uma esteira de separação de lixo para reciclagem no Monstruoso Mundo dos Monstros. Separam papel, plástico e gosma, sem deixar de comer algum lixinho aqui e acolá que lhes parece irresistivelmente apetitoso. Sherman é falastrão e "marrento", enquanto Shorume é mais "na dele". Conversam sobre lixo e reciclagem enquanto falam de questões ligadas aos 3 R's da sustentabilidade: redução, reutilização e reciclagem.

 

Monstro-Lesmas

 

Neste quadro, duas lesmas que observam o Monstruoso Mundo dos Monstros e assistem à narrativa do episódio, comentam e cantam a respeito das aventuras dos personagens do vale. É um quadro com foco na música, com canções despretensiosas, cômicas e ritmos diferentes.

 

 

OS CENÁRIOS

 

O cenário principal, O Monstruoso Mundo dos Monstros, é o local onde Lali, Tom, Luisa, Gorgo e Dedé encontram-se e é onde as aventuras acontecem na maior parte do tempo. Além da principal área comum, há um nicho para cada um dos monstrinhos. Os nichos possibilitam vistas variadas do cenário. Outro cenário de "Que Monstro Te Mordeu?" é a casa da Lali. Construída em um vagão de trem abandonado, ela tem o quarto de Lali, o laboratório

de Dr. Z e uma varanda.

 

 

 

OS EPISÓDIOS PARA A INTERNET

 

Além dos 50 episódios da série de TV, Que Monstro Te Mordeu? terá como desdobramento 50 episódios inéditos com um a três minutos de duração para web. Os web episódios funcionarão de forma independente e terão formatos diferentes: "Making Of", "Clipes Musicais", "Crianças, Monstros e Seus Medos" (este formato de web-episódio apresentará crianças desenhando seus monstros enquanto conversam, elaborando sobre seus sentimentos. As imagens foram captadas nas próprias oficinas de desenho produzidas para a criação do visual do "monstro do dia" dos episódios da série), "Montanhas Perguntam" (neste web episódio, as pedras, em seu cenário habitual, fazem um divertido game-show de adivinhação), "Gorgourmet" (Gorgo, auxiliado por Super Tom, apresenta um programa de culinária com receitas simples que as crianças podem fazer em casa), "Hit Umus" (os Umus falam palavras sob uma batida musical simples e cíclica. Em cada episódio, as palavras faladas fazem parte de um mesmo campo semântico e/ou conceito), "Ciência com Dr. Z" (Dr. Z e Morgume conversam numa bancadinha sobre "invenções" simples, possíveis de realizar em casa, ou macetes divertidos) e "Bafo Monstro" (programa de fofocas com Valquíria fazendo uma coluna social do Monstruoso Mundo dos Monstros, entrecortado com imagens editadas dos episódios da série numa montagem meio "maldosa").

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado