Herança africana no SescTV


Documentários, shows e espetáculo de dança destacam o tema entre os dias 05 e 28 de novembro



Coleções - Tambor de Crioula. Foto: Giros Produções.


O SescTV exibe 14 programas, entre os dias 05 e 28 de novembro, que destacam a herança africana, sendo sete documentários, seis shows e um espetáculo de dança. As atrações apresentam o auto popular Zambiapunga; o ritmo Tambor de Crioula; o folguedo Afoxé; mestre de capoeira; identidade angolana; um retrato do país Burkina Faso; videosdocumentários realizados por Isaac Julien; espetáculo de dança com o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo; e shows com Tony Allen, Femi Kuti, Black Star, além de outros em homenagens ao dramaturgo Plínio Marcos e aos compositores Moacir Santos e Tim Maia. 
  
Documentários: 
  
A série Coleções, com direção geral de Belisario Franca, que registra a cultura regional, todas as quintas, às21h30, mostra no dia 06Autos Populares: Zambiapunga, sobre uma tradição folclórica da cidade de Nilo Peçanha, no sul da Bahia, de origem africana; e dia 13, a série exibe Ritmos: Tambor de Crioula, em São Luís do Maranhão, onde os devotos de São Benedito preparam uma grande festa ao som dos tambores de crioula. 
  
Dia 20, a atração é Mestres de Ofícios: Capoeira, que expõe a arte da capoeira a partir da atuação de dois grupos que praticam vertentes diferentes dessa luta/dança no Rio de Janeiro e na Bahia; e dia 27, o episódioFolguedos Populares: Afoxé traz esse ritmo Ijexá, que une atabaque, agogô e xequerê para entoar cânticos em iorubá, com profunda relação com o Candomblé. 
  
Dia 15, sábado, às 22h, o longa-metragem Cartas para Angola, dirigido por Coraci Ruiz e Julio Matos, aborda a questão da identidade angolana a partir de diversos depoimentos de portugueses, angolanos e brasileiros; dia 20, o filme Barka, dirigido por Carlinhos Antunes e Márcio Werneck, faz um retrato poético do cotidiano dos africanos que vivem em Burkina Faso; e dia 28/11, às 23h, a série Videobrasil na TV, com curadoria de Solange Farkas, leva ao ar Isaac Julien: Territórios e Identidades, que exibe dois videodocumentários realizados por Julien – Who Killed Colin Roach e Territories. A série é uma parceria entre a Associação Cultural Videobrasil, fundada e dirigida por Solange, e o Sesc São Paulo. 
  
Música: 
Além desses programas, o SescTV leva ao ar, em novembro, todas as quartas,  shows com músicos nacionais e internacionais.  Dia 05, às 22h, sobe ao palco o baterista nigeriano Tony Allen, criador, junto com Fela Kuti, do afrobeat, que une música yorubá, jazz, Highlife, funk e outros ritmos; dia 12, às 22h, o cantor, compositor, saxofonista, trompetista, tecladista e ativista nigeriano Femi Kuti mescla africanidade e música percussiva em seu repertório; dia 15, às 10h, o duo de rappers americano Black Star, composto por Iasiin Bey (também conhecido como Mos Def) e Talib Kweli, se apresenta acompanhado do DJ J. Rocc. No repertório, canções do álbum Black Star, um clássico do rap underground. 
  
Dia 19, às 22h, o espetáculo inédito Plínio Marcos em Prosa e Samba, com Juçara Marçal, Kiko Dinucci e banda, e participação do sambista Silvio Modesto, faz reverência ao álbum homônimo e show capitaneados pelo dramaturgo em 1973; dia 22, às 10h, o show Jazz Sinfônica: sobre Moacir Santos, com direção musical de João Maurício Galindo, traz composições do brasileiro Moacir Santos, que mesclam jazz, bossa nova, samba e ritmos africanos e latinos; e dia 26, às 22h, o programa Tributo a Tim Maia, reúne a Banda do Síndico, Izzy Gordon, Sandra de Sá e Simoninha, que interpretam clássicos do cantor e compositor carioca. 
  
Dança: 
  
Dia 20, quinta, às 20h, o espetáculo solo Mapplethorpe, com o premiado bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, é um tributo ao fotográfo norte-americano Robert Mapplethorpe (1946-1989), famoso por retratar, de forma erótica, corpos de homens negros se opondo à moralidade e intolerância racial da sociedade norte-americana. O episódio integra a série Dança Contemporânea, que tem direção para TV de Antonio Carlos Rebesco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado