Original Globoplay, ‘Cercados’ mostra os desafios da imprensa na cobertura da pandemia

GLOBOPLAY
Redações, hospitais, salas de entrevistas e o Alvorada, onde jornalistas ouviam entre grades o presidente, são cenários do documentário
A pandemia de coronavírus que assolou o Brasil e o mundo gerou histórias de perdas, resiliência e superação. Histórias contadas todos os dias por jornalistas que deixaram suas casas em pleno isolamento social para registrar o avanço do vírus, as decisões das autoridades e o trabalho incansável de cientistas e profissionais da saúde. Os desafios da imprensa brasileira em uma cobertura sem precedentes estão no documentário original "Cercados", disponível no Globoplay a partir desta quinta-feira, dia 3.  

Dirigido por Caio Cavechini , 'Cercados' apresenta um retrato dos bastidores da cobertura jornalística da pandemia. Em cerca de duas horas, o documentário transita de hospitais a cemitérios; da portaria do Alvorada, onde jornalistas se acostumaram a ouvir entre grades a palavra do presidente, a reuniões de pauta de veículos como o Jornal Nacional/TV Globo, O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. O filme detalha como as redações lidaram com o crescimento exponencial de casos, a demissão de sucessivos ministros da saúde, a proliferação de fake news e a conturbada relação do presidente com a imprensa. "Cercados" foi gravado em cinco cidades – Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus e Fortaleza – e mostra os desafios do jornalismo profissional em tempos de crise e desinformação.  

"O jornalismo e a ciência, como formas de conhecimento da realidade, enfrentaram um duplo desafio: lidar com o negacionismo e ajudar as pessoas a se cuidar e as instituições a tomar decisões que protegessem o maior número de cidadãos. Ao retratar a rotina dos veículos brasileiros na pandemia, 'Cercados' faz um registro histórico desse desafio. Em vez de um documentário de entrevistas, preferimos fazer uma produção de imersão, gravando diariamente as situações vividas por dezenas de jornalistas dos mais variados veículos do país.", explica Caio Cavechini.

Para Cavechini, os momentos mais marcantes foram as primeiras semanas de maio, quando as crises sanitária e política atingiram o seu auge: "Ao mesmo tempo em que o país parava para ouvir as acusações de interferência do presidente na Polícia Federal, vimos um ministro da Saúde pedir demissão, o segundo na pandemia. E o número de mortes registradas diariamente subia e chegava a mil por dia, todos os dias. Foi um desafio imenso acompanhar os desdobramentos simultaneamente em cinco cidades, com equipes atuando para oferecer um olhar particular sobre a atividade jornalística no meio desse turbilhão".

 "Cercados" é a segunda produção documental do Jornalismo da Globo para o Globoplay. A primeira foi a série "Marielle – o documentário", lançado em março. "Cercados" é um original Globoplay, com direção de Caio Cavechini, roteiro de Caio Cavechini e Eliane Scardovelli e produção executiva de Ali Kamel, Erick Brêtas e Ricardo Villela. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio