TV CULTURA E INSTITUTO PALAVRA ABERTA FECHAM PARCERIA E LANÇAM ME EXPLICA, VAI!






Série, que tem o objetivo de difundir a educação midiática entre crianças e jovens, estreia no dia 7 de dezembro, às 20h30


Nesta segunda-feira (7/10), a TV Cultura, em parceria com o Instituto Palavra Abertaestreia a série de interprogramas Me Explica, Vai!. Com o objetivo de difundir a educação midiática entre crianças e jovens, os 24 programetes, de 5 minutos cada, serão exibidos diariamente, de segunda a sexta-feira, às 20h30, na grade da emissora.

Me Explica, Vai! tem um formato que mescla dramaturgia com a participação de entrevistados como os jornalistas Rosana Hermann, Marcelo Tas, Leão Serva e Rodrigo Ratier, e a diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, Luana Génot. Cada episódio conta com a participação de um especialista para falar sobre o assunto.

"Sendo a educação um dos pilares da emissora, é imprescindível falarmos sobre educação midiática, assunto urgente atualmente, principalmente entre os jovens. E o Me Explica, Vai! consegue conciliar informação consistente com a leveza e a descontração do universo juvenil e sua relação com as mídias", comenta Paula Cavalcanti, diretora de Coprodução da TV Cultura.

Para Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, a educação midiática é um tema imprescindível na era da informação, já que hoje não basta ler o que chega às nossas mãos: é necessário interpretar intenção, autoria e contexto de cada mensagem que recebemos. "Precisamos formar as crianças e os jovens para que eles tirem o melhor proveito da relação com as mídias, aprendendo com elas, para que possam participar ativamente da vida democrática dentro e fora das redes sociais".

Me Explica, Vai!

O projeto nasceu da urgência de educar midiaticamente os jovens. No mundo conectado, é preciso prepará-los para aprender com senso crítico e responsabilidade, já que o excesso de informações a que todos estão submetidos diariamente é um desafio para a nossa percepção da realidade.

"Em momento algum trata-se de um programa que se propõe a ensinar. Seu objetivo é provocar a reflexão, até mesmo porque se alguém tem algo a instruir nessa área são os próprios jovens. Buscamos criar um ambiente propício para que os jovens reflitam sobre as transformações de comportamento que se verificam a partir da utilização das redes sociais.", esclarece Enéas Carlos Pereira, diretor de programação da TV Cultura.

A educação midiática é a melhor maneira de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes, já que propõe um conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.

Nesse contexto, o jovem deixa de ser um mero consumidor de conteúdo, passando a ser produtor de conhecimento com voz ativa na nossa sociedade conectada, capaz de mobilizar as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e o benefício de toda a comunidade.

Sobre o Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA