Programa Encontra visita a artista Tamikuã Txihi nesta quinta

 

 

 

O programa Encontra desta quinta-feira (12) homenageia o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, com uma entrevista exclusiva com Tamikuã Txihi. No novo episódio da série do canal Arte1, a jornalista Gisele Kato visita a artista do povo pataxó que vive numa aldeia guarani em São Paulo.

Tamikuã participou da exposição "Véxoa", organizada pela Pina no ano passado e que virou um marco na história da arte nacional por ser a primeira mostra coletiva exclusivamente dedicada à arte indígena no museu.

A artista explica o que entende ao se apresentar como guardiã da Mãe Terra e irmã da Natureza. No bate-papo, ela também relembra os dias de vice-cacique e reivindica o lugar da arte feita pelos povos originários nas instituições públicas e privadas. Tamikuã fala ainda das ideias feministas que crescem em sua comunidade.

O Encontra é uma série feita pelo canal Arte1 em parceria com o Itaú Cultural. Nesta segunda temporada, os encontros se dão sempre na intimidade dos espaços de trabalho dos artistas, e os bate-papos conduzidos pela editora-chefe do canal Arte1 investem na tentativa da desconstrução do discurso armado, que muitos deles simplesmente repetem na mídia e que não contribui para uma aproximação com o público.

 

Segunda temporada - A série Encontra estreou em 1º de julho passado e conta com 20 episódios ao todo, disponíveis também em versão podcast. Após a exibição no canal, os episódios sobem na plataforma de streaming Arte1 Play e no no site da Enciclopédia Itaú Cultural (https://enciclopedia.itaucultural.org.br), integrando os verbete dos artistas convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado