HISTORY - Destaques de 9 a 15 de maio

9/5, segunda-feira, 22h10

Esta semana, em Construções que Mudaram o Mundoos bastidores das obras do primeiro metrô dos Estados Unidos

History exibe Construções que Mudaram o Mundo (The Engineering That Built the World), série que conta as histórias das grandes inovações que transformaram os Estados Unidos e permitiram construir o mundo como é hoje.

Construções que Mudaram o Mundo apresenta as histórias dos visionários por trás das construções mais épicas dos últimos dois séculos, revela fatos desconhecidos de rivalidades, egos e as brilhantes inovações por trás dos feitos icônicos da engenharia que tornaram o futuro possível.

No episódio inédito Corrida para o subterrâneo, após a inauguração do metrô de Londres, o primeiro do mundo, engenheiros visionários de Nova York e Boston competem para construir o primeiro metrô nos Estados Unidos. Porém, terão que enfrentar desafios de engenharia sem precedentes, acidentes mortais, políticas internas ferozes e o medo do público.

Classificação indicativa: 14 anos

____________________________________________________________________________________________

9/5, segunda-feira, 23h

 Episódio inédito de Catástrofes da Engenharia examina a explosão de um avião em pleno voo

A nova série do History, Catástrofes da Engenharia (When Big Things Go Wrong), examina desastres de engenharia, como colapsos de edifícios e pontes e colisões de grandes meios de transporte, e avalia os erros cometidos.

Em Catástrofes da Engenharia, gráficos, relatos de testemunhas oculares e especialistas ajudam a desvendar os mistérios por trás de alguns dos piores desastres de engenharia do mundo, registrados em vídeo. Quando grandes máquinas, meios de transporte e estruturas feitas pelo homem falham, as consequências são avaliadas para determinar o que deu errado nos projetos.

No episódio desta segunda, Explosão, um avião explode em pleno voo e o piloto consegue salvar a vida de 184 passageiros. Mas como este desastre aconteceu? Quais conexões as respostas têm em comum com o infame acidente do Concorde, o fatal incêndio de um arranha-céu britânico e o descarrilamento de um trem em Dakota do Norte?

CI: 14 

____________________________________________________________________________________________

11/5, quarta-feira, 23h

Mike e Frank descobrem uma coleção incrível de artigos relacionados a bebidas, em O Melhor de Caçadores de Relíquias

Em Caçadores de Relíquias (American Pickers), Frank e Mike, os colecionadores mais divertidos da TV, percorrem os Estados Unidos em uma incansável busca por objetos com grandes histórias, que são verdadeiras referências da cultura popular. Muitos tesouros são descobertos em pilhas de lixo, celeiros abandonados ou amontoados em garagens. O Melhor de Caçadores de Relíquias (The Best Of: American Pickers) apresenta, em cada episódio, as coleções mais incríveis e os tesouros mais interessantes e valiosos, encontrados nas recentes temporadas.

No episódio inédito Mina de ouro de bebidas, durante uma das suas viagens pelas estradas menos conhecidas dos Estados Unidos, Mike e Frank se deparam com um colecionador único, que há anos coleciona objetos relacionados a cervejas e vinhos. Os rapazes conseguirão brindar por um bom acordo? Ou acabarão de ressaca?

CI: 14 

____________________________________________________________________________________________

ESPECIAL – 12/5, quinta-feira, 22h10

Episódio 200 de Desafio Sob Fogo tem armas e vencedores escolhidos pelos fãs

Em Desafio Sob Fogo (Forged in Fire), uma das séries favoritas da audiência do History, forjadores de armas, muitas vezes ancestrais, competem para criar os artefatos mortais mais icônicos e ousados da história. Em cada episódio, quatro novos competidores, entre os melhores do país, se juntam para colocar à prova suas habilidades e faturar um prêmio de 10 mil dólares.

Os competidores utilizam ferramentas tradicionais e inovadoras, para transformar metal bruto em autênticos instrumentos de guerra: de machados de batalhas vikings a espadas samurais e adagas indianas. As armas passam pela avaliação crítica e pelos testes rigorosos do painel de especialistas.

O especial inédito Episódio 200: a escolha dos fãs comemora esse marco entregando o controle total às pessoas que fazem o sucesso da série: os fãs. Todos os desafios, armas e testes foram votados pelos telespectadores. Qual ferreiro estará à altura desta importante ocasião e se sagrará campeão?

CI: 14 

____________________________________________________________________________________________

12/5, quinta-feira, 23h

No episódio inédito de Sozinhos, os participantes buscam novas formas de encontrar alimentos

History apresenta com exclusividade a oitava temporada de Sozinhos (Alone S8). Dez participantes terão de sobreviver no deserto canadense, às margens do Lago Chilko, o local mais perigoso de todas as temporadas. Quem conseguir suportar a fome, a solidão, os elementos da natureza e os predadores mais mortais da América do Norte, até o final da temporada, leva para casa 500 mil dólares.

Os participantes terão de construir seus próprios abrigos, encontrar água e comida e vencer inúmeros obstáculos, inclusive enfrentar predadores. Equipados de maneira limitada, eles carregam somente o que cabe numa mochila e câmeras próprias para documentar suas viagens. Durante sua experiência, enfrentarão o isolamento extremo, a angústia psicológica e as traiçoeiras condições ambientais à medida que adentram no desconhecido.

Com idades entre 29 e 48 anos, os integrantes desta edição de Sozinhos são: Biko Wright, Clay Hayes, Colter Barnes, Jordon Bell, Matt Corradino, Michelle Finn, Nate Weber, Rose Anna Moore, Theresa Emmerich Kamper e Tim Madsen.

O episódio desta quinta é Planta venenosa. À medida que a ameaça dos predadores aumenta, os participantes tentam novas estratégias para obter alimentos. Um dos sobreviventes teme ter consumido uma planta venenosa. Além disso, um intruso sabota a única chance que outro competidor tem de caçar.

CI: 14 

____________________________________________________________________________________________

14/5, sábado, 22h10

A histórica fuga de cerca de 40 membros do IRA, em 1983, no episódio inédito de Grandes Fugas com Morgan Freeman

History exibe com exclusividade a série de não ficção Grandes Fugas com Morgan Freeman (Great Escapes With Morgan Freeman), apresentada pelo lendário ator ganhador do Oscar Morgan Freeman, que explora algumas das fugas reais das prisões mais implacáveis da história - e que mais receberam atenção da mídia e opinião pública.

A produção original de oito episódios relembra as fugas da prisão mais elaboradas do mundo e a história dos ousados prisioneiros que chegaram ao extremo em busca da liberdade.

Com encenações dramáticas e efeitos visuais de ponta, Grandes Fugas com Morgan Freeman revela os planos meticulosos, as rotas de fuga e as intensas perseguições policiais aos presos mais famosos do mundo. A série é construída através de testemunhos de prisioneiros, suas famílias, companheiros de cela, guardas prisionais e funcionários que tentaram impedir essas fugas históricas.

O episódio de hoje é Fuga de Belfast. Em setembro de 1983, cerca de quarenta presos que estavam na prisão de HM Maze, considerada de segurança máxima, por atos realizados enquanto membros do IRA (Exército Republicano Irlandês), fugiram utilizando um caminhão de comida. Muitos deles foram capturados imediatamente, outros foram encontrados anos depois, mas alguns jamais foram vistos de novo. O que teria acontecido? Como foi planejada a maior fuga de prisão da história do Reino Unido?

CI: 14 

____________________________________________________________________________________________

ESTREIA - 15/5, domingo, 20h35

History estreia documentário de Ugo Giorgetti sobre a trajetória do pensador e professor Paul Singer

Neste domingo, o History apresenta o documentário inédito Paul Singer: Uma Utopia Militante, escrito e dirigido por Ugo Giorgetti (Boleiros: Era Uma Vez o Futebol...). O filme foi lançado no Festival Internacional é Tudo Verdade, no ano passado.

A produção de 2021 é uma autobiografia de um dos personagens mais importantes da vida intelectual brasileira dos últimos setenta anos, o educador Paul Singer. Neste documentário, ele narra sua trajetória, desde sua chegada ao Brasil em 1940, fugindo da Segunda Guerra Mundial, até 2016, na liderança de movimentos de economia solidária.


De origem austríaca, Paul Singer possui extensa obra, com temas diversos como desenvolvimento, economia política, dinâmica populacional, urbanismo, trabalho, socialismo, inflação e economia solidária, entre outros. Seus livros e artigos foram traduzidos para diversos idiomas. Faleceu em abril de 2018.

Paul Singer: Uma Utopia Militante (Idem, 2021, BRA)
Gênero: documentário
Direção: 
Ugo Giorgetti

Elenco: Paul Singer

CI: 14 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

Pode preparar a pipoca!