GloboNews tem cinco documentários, em coprodução com a Globo Filmes, selecionados para 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

GLOBONEWS

Documentários estão na Mostra Brasil e dois concorrem ao Prêmio do Júri na categoria Competição Novos Diretores

Depois de participar do Festival do Rio 2022, a GloboNews tem cinco documentários, todos em coprodução com a Globo Filmes, selecionados para a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece de 20 de outubro a 2 de novembro. 'Biocêntricos', de Fernanda Heinz Figueiredo e Eduardo Benaim, e 'Votos', de Ângela Patrícia Reiniger, concorrem com produções estrangeiras ao Prêmio do Júri na categoria Competição Novos Diretores. Além destes, também estão na Mostra Brasil os inéditos 'Amazônia, a Nova Minamata?' e 'Um Outro Francisco', que fazem sua estreia mundial no evento, e 'Andanças – Os encontros e As memórias de Beth Carvalho', coprodução com a Globo Filmes e o Canal Brasil.   

Sobre os documentários:    
    
'Amazônia, a Nova Minamata?'    
Com direção e roteiro de Jorge Bodansky, o documentário acompanha médicos e pesquisadores que investigam a contaminação de mercúrio na Amazônia, enquanto resgata a história de Minamata, no Japão, e revela o tamanho dessa ameaça para a floresta e seus habitantes. As sessões abertas ao público acontecem no dia 27/10, às 20h30, no CineSesc, e no dia 2/11, às 14h, no Museu da Imagem e do Som.     
    
'Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho'    
A partir de imagens documentadas pela própria Beth Carvalho ao longo de 53 anos de carreira, 'Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho', de Pedro Bronz, faz um recorte único sobre a trajetória desse símbolo cultural do Brasil. As sessões abertas ao público acontecem no dia 20/10, às 19h, no Cine Spcine - Vila Atlântica, no Cine Spcine - Perus e no Cine Spcine - Meninos; no dia 31/10, às 21h20, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1); e 02/11, às 17h30, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta (Anexo 4).    
    
'Biocêntricos'    
De Fernanda Heinz Figueiredo e Eduardo Benaim, 'Biocêntricos' é a primeira investigação audiovisual brasileira sobre a relação entre a ciência de alta tecnologia do século XXI e a natureza selvagem. O documentário acompanha sete projetos de múltiplas áreas do engenho humano, em que a biomimética (imitação da vida) é a grande estratégia de inovação. As sessões abertas ao público acontecem no dia 23/10, às 18h, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta (sala 1), e no dia 25/10, às 16h10, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 4).    
    
'Um Outro Francisco'    
O registro do processo criativo de dois fotógrafos italianos em um evento religioso no sertão do Ceará, na segunda maior festa franciscana do mundo, é o tema de 'Um Outro Francisco', de Margarita Hernández. Ao relacionar fotografia de reportagem e fotografia popular, o documentário levanta questionamentos sobre o conceito de "fotografia artística". As sessões abertas ao público acontecem no dia 01/11, às 19h20, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 2), e no dia 02/11, às 17h, no Circuito Spcine Biblioteca – Roberto Santos.    
    
'Votos'    
O filme de Ângela Patrícia Reiniger investiga o que motiva as pessoas a fazerem votos de pobreza, obediência e castidade no século XXI, em que tudo é visto como descartável. Conhecidos como perpétuos, esses personagens vão na contramão da modernidade para buscar a própria essência. As sessões abertas ao público acontecem no dia 20/10, às 20h50, no Cine Marquise (sala 2), e no dia 23/10, às 14h, no Museu da Imagem e do Som.     
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado