História, arte e feminismo são temas dos documentários da Sessão Philos em novembro

Faixa de programação leva para o canal +Globosat documentários disponíveis no acervo do Philos, serviço de vídeo sob demanda

Os 25 anos da queda do Muro de Berlim, um dos símbolos mais fortes da Guerra Fria e da divisão do planeta em dois blocos políticos liderados por Estados Unidos e União Soviética, foram motivo de celebração mundo afora. Ao lado desse, outros episódios marcantes daquele período são lembrados na série 'Assim foi a história', uma das atrações de novembro da Sessão Philos. Exibida pelo canal +Globosat todos os sábados, às 16h, a Sessão Philos apresenta na TV atrações do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade.

Dois episódios da série 'Assim Foi A História' vão ao ar no dia 8 de novembro. A série dirigida por Darren Bender retrata as diversas transformações que ocorreram no mundo a cada ano, no período de 1983 a 2001, em um formato ágil e criativo. Os capítulos '1989' e '1990' mostram o movimento pelo fim do apartheid na África do Sul, a revolta de um grupo de estudantes chineses diante do aparentemente inabalável Partido Comunista da China e a queda do Muro de Berlim, que marcou a reunificação da Alemanha. Na sequência, recebem destaque a primeira série de comédia protagonizada por negros; Nelson Mandela é libertação depois de 27 anos na prisão, e o líder soviético Mikhail Gorbachev recebe o Prêmio Nobel da Paz pelo fim da Cortina de Ferro. Finalmente ocorre a declaração oficial de que a homossexualidade não era mais considerada uma doença mental.

Edward Hopper foi um pintor do século XX, conhecido por retratar a solidão das pessoas que viviam nos Estados Unidos daquela época. Em 1942, Hopper, dividido entre o realismo e a abstração, pintou a obra 'Nighthawks', que acabou por se tornar um símbolo da cultura norte-americana, inspirada especialmente no cinema. O documentário 'Edward Hopper e a Tela em Branco', que vai ao ar na Sessão Philos do dia 15 de novembro, conta um pouco da história dessa obra, contextualizando-a no cenário social e cultural da época. 

'Face Oculta', ou 'Faceless', é uma produção independente do Canadá que vai ao ar no dia 22, abordando os transtornos psicológicos de uma maneira diferente. A produção apresenta um olhar distinto a respeito de uma unidade psiquiátrica, mais especificamente de uma ala do Hospital de Toronto. Afastando alguns mitos ultrapassados e criando novas ideias em relação ao problema, o documentário mostra relatos de pacientes e ex-pacientes da unidade.

Por fim, no dia 29, a Sessão Philos apresenta o terceiro episódio da série "As Mulheres Que Fazem a América". A produção mostra a história de uma das revoluções sociais mais radicais dos EUA: a luta pela igualdade de direitos das mulheres. Narrado pela premiadíssima atriz Meryl Streep, o documentário retrata, em seu episódio final, o cenário dos anos de 1980, em que o movimento feminino vinha alcançando seus ideais. O equilíbrio entre o trabalho e a família agora são repensados por uma geração de mulheres que vêm para mudar o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado