BAND TV RS ESTREIA NOVO "BAND CIDADE" NESTA QUINTA-FEIRA


Nesta quinta-feira, dia 14, o Band Cidade (segunda a sábado, 18h50), telejornal mais tradicional da Band TV, entra em uma nova fase. Mudam o cenário, vinhetas, trilhas, além de novos quadros, novos comentaristas que trazem um conceito de modernidade e agilidade que vão ao ar neste programa que é companhia dos gaúchos há quase 20 anos. Foram mais de seis meses de trabalho das equipes de jornalismo, técnica, marketing e arte do Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul e em São Paulo, para chegar ao novo formato do programa: mais dinâmico e mais informativo. Com a apresentação dos jornalistas Sergio Stock e Lúcia Mattos, o telejornal permanece com 30 minutos de duração e a previsão do tempo com Cláudio Andrade. O resto, muda tudo.


            O novo cenário foi concebido pela empresa PONTO SET, de São Paulo, especializada em criar cenários para televisão e para eventos, e que executa os maiores trabalhos para a Band em rede nacional. São dela os cenários dos programas Brasil Urgente RS, Band Eleições, RS Acontece, dos debates eleitorais e de tantos outros criados para a emissora gaúcha. Novas cores em azul e prata compõem um conjunto preparado para a transmissão em HD que a Band já transmite no canal 32 UHF desde 2010. Com bancada e telão em LED de 55 polegadas, o cenário também tem espaço para a bancada de apresentadores e comentaristas, além de participantes em pé, como comentaristas, repórteres e convidados especiais que interagem com as imagens do telão. Para ganhar mais ritmo, o telejornal também ganha novos enquadramentos e uma utilização de uma grua, além de mais iluminação e um maior número de câmeras.   

 

A partir da próxima quinta-feira o renovado espaço jornalístico da BAND RS também apresenta novidades no formato e participação de mais comentaristas. Affonso Ritter, que trata de assuntos de economia e consumo, ganha a companhia dos jornalistas Oziris Marins (pesquisas, bastidores de campanha, agenda das eleições), João Garcia (cotidiano e cidades), Lizemara Prates (agronegócio) e Chico Garcia (esporte). Entre os quadros, a volta do Band Testa, onde a reportagem faz testes na rua com a população de um determinado serviço ou assunto, e verifica se funciona ou não, o Band Não Esquece, que recupera casos antigos sem solução, em todas as áreas e o Saiba Mais, que explica melhor o contexto de determinados temas que as reportagens do dia-a-dia não conseguem se aprofundar.

 

"Queremos aprofundar o caráter informativo do telejornal, passando conhecimento e agregando novas visões aos mais diversos assuntos", afirma Fernanda Farias, editora-chefe do Band Cidade. "Com isso, o telespectador se atualiza, mas também ganha informação útil para a sua vida", complementa. As mudanças também acontecem na previsão do tempo, que ganha gráficos e permite apresentar mais informações para todas as regiões do estado. "Estamos tornando os mapas mais interativos e mais práticos, de fácil compreensão e leitura", diz o jornalista Cláudio Andrade, apresentador dos quadros de tempo no jornal. Segundo ele, "a previsão é um dos momentos de maior audiência do programa e por isso a responsabilidade com a informação é muito grande. Procuramos a cada dia um diferencial maior".

 

Diferencial, aliás, é uma palavra que a equipe quer buscar constantemente. O coordenador de telejornalismo Fernando Guimarães, que vem pilotando o novo jornal há várias semanas, assistiu dezenas de programas de outras emissoras, de todo mundo, para observar as tendências da televisão moderna. "Vamos abusar do movimento, do dinamismo, da agilidade, dos mais diferentes enquadramentos, da interação entre os jornalistas que estarão no ar", garante Fernando. "Vamos usar mais links ao vivo, muitas imagens diferentes, clips, e quando não for possível, a linguagem de qualquer outro meio de comunicação, o rádio ou a internet, para poder fazer chegar a informação ao telespectador", conclui Guimarães.

 

O desafio de unir o novo à credibilidade já conquistada através da tela da Band fica na mão da dupla de apresentadores, que já estão juntos no horário nobre da emissora há um ano e meio: Sérgio Stock e Lúcia Mattos. Para os dois jornalistas, com ampla experiência em telejornais, iniciar uma nova fase do Band Cidade é sempre um desafio. "É como começar do zero, entrar no ar vivendo uma experiência renovada repleta de novas conquistas", declara Lúcia, que apresentou o antigo Band Cidade, o "Rede Cidade" de 1993 a 1998, ao lado de Bira Valdez, e depois voltou à emissora em 2006 para o atual jornal. Para Stock, "em televisão é necessário pensar todos os dias em algo novo para o telespectador. Isso é um desafio permanente, um motivador que nos anima nesse tempo de mudança", afirma Stock, que completa neste ano 25 anos de televisão.

 

O Band Cidade vai ao ar de segunda a sábado, às 18h50. Mais informações em www.bandrs.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio