TV Cultura estreia programa que ensina música para crianças

Os Cupins conta as aventuras musicais do multi-instrumentista Joca, que sempre é boicotado pelos animaizinhos Cupim e Cupincha. Na tela da Cultura a partir desta segunda (18/6)

 

Está mais que comprovado que música serve como um ótimo truque pedagógico para ensinar a criançada. A série Os Cupins, que estreia na telinha da Cultura na próxima segunda-feira (18/6), usa e abusa desse artifício, justamente para mostrar que exercitar o ouvido tem tudo a ver com educação e entretenimento. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, dentro das duas faixas do Quintal da Cultura, às 9h e às 14h30.

 

A história gira em torno de Joca, um multi-instrumentista criativo que tem que aguentar as traquinagens dos cupins Cupincha e Cupim. Os dois moram em um piano, detestam música e se divertem boicotando o processo criativo do protagonista. Detalhe: seguindo o modelo do Cocoricó, todos os personagens são bonecos manipulados. Nenhum deles é fruto de animação.

 

Escrita e dirigida por Roberto Machado Junior, a série tem 13 episódios que exploram, de um jeito bem didático, noções básicas de musicalização, como o ritmo, a voz e as notas musicais. O público-alvo são as crianças de 4 a 10 anos, mas, pelo tom de humor, também encanta os mais velhos. A produção é da Aiupa Brasil Produções.

 

Seguindo a tendência transmídia dos mercados editorial e audiovisual, o programa Os Cupins deu origem a uma coleção de livros de mesmo nome editado pela Barsa Planeta Internacional. Composta por três volumes, que incluem CDs e DVDs, é voltada para professores com experiência no ensino de música para crianças. Neles estão reunidas inúmeras atividades que podem ser feitas em salas de aula, em casa ou em áreas externas. Um dos objetivos da coleção é dar subsídio para que as escolas se adequem às exigências da lei federal 11.769, que determina a música como disciplina obrigatória.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado