Eurochannel estreia série sobre os clãs ancestrais da Escócia
As montanhas e ilhas da Escócia guardam um passado de derramamento de sangue, bravura, rivalidade e vingança entre seus famosos clãs e essa história secular é o tema da nova série do Eurochannel, Clãs das Montanhas.
O programa se concentra nos personagens e eventos principais dos clãs famosos da Escócia e revela a origem de cada um, seus mitos e tradições, bem como suas ambições políticas, proezas militares e a luta pela sobrevivência.
Em meio a lugares histórios e modernos e a deslumbrante paisagem da Escócia, o diretor Paul Murton colhe relatos dos descendentes e mergulha em mil anos de história dos clãs e na relatar histórias emocionantes.
A série mostra que, tradicionalmente, os clãs escoceses se organizavam em torno do chefe e de sua linhagem. Os membros mais importantes do clã eram aqueles que tinham o parentesco mais próximo com esse chefe e todos eles se consideravam filhos dele, ou porque estavam ligados pelo sangue ou porque buscavam sua proteção. Deriva disso o prefixo dos principais sobrenomes escoceses – Mac ou Mc – que significam "filho de", ou seja, MacNeil e MacDonald significam filho de Neil e filho de Donald.
Clãs das Montanhas traz também curiosidades como quem são os descendentes diretos da linhagem dos chefes escoceses. Entre eles, encontram-se pensadores, inovadores, cientistas e membros da Família Real Britânica, que compartilham essa história por descenderem dos emigrantes que partiram para a Inglaterra, América e Austrália após o colapso do sistema.
No episódio de estreia, no dia 15/6, sexta-feira, às 21h30, Murton apresenta os MacGregor, um dos clãs mais famosos da Escócia, e sua história controversa durante o século XVII, quando a família alcançou tal grau de infâmia que carregar o nome significava ser punido com a morte.
Comentários