As noções éticas e o dia-a-dia de motoristas de ônibus e de donos e hóspedes dehostels são tratadas em programa inédito


 

Com direção de Kiko Goifman, a atração estreia no dia 13/4, quinta, às 22h, no SescTV


 

Foto: Divulgação.


Episódio inédito da série Estilhaços, Transporte Coletivo e Quarto Compartilhado apresenta o posicionamento ético e o cotidiano de quem trabalha dirigindo ônibus e de proprietários de hostels, profissionais que têm em comum lidar com pessoas que estão de passagem e com o estresse que pode surgir na rotina de suas funções. Dirigido pelo cineasta Kiko Goifman, o episódio estreia no dia 13/4, quinta, às 22h (assista em sesctv.org.br/avivo).

 

Para a empresária Denise Camargo, a ética dos hóspedes de hostel – hotéis de baixo custo com habitações compartilhadas – está incorporada na cultura dos frequentadores desse tipo de hospedagem. "Cada um que vem para um hostel já tem a ideia de que este ambiente é compartilhado e que ele tem de respeitar as coisas dos outros", explica. O mesmo não acontece com os condutores de ônibus. Para o motorista Valdir Sales, é cada um para si e Deus para todos. Segundo ele, mesmo quando ocorre algum acidente os motoristas não param para ajudar.

 

O estresse que norteia a rotina das profissões também é abordado no episódio. Marcos Lapola, gerente operacional de uma empresa de transporte público, diz que o motorista de hoje precisa estar psicologicamente assessorado para suportar a tensão diária. "É estressante! Você tem de lidar com todo tipo de público", fala o motorista Rafael Dourado Pina.  A provocação vinda de outros motoristas também é comentada por eles.

 

Já Talita Rodrigues, gerente de um hostel, afirma que é preciso ter pulsos firmes para pedir silêncio quando alguns hóspedes chegam bêbados e gritando. Denise Camargo conta que também há o estresse por parte daqueles que moram no entorno dos hostels. "Os problemas com os vizinhos são os mais graves, um até se mudou, ele era muito violento", relata.

 

No episódio, os motoristas de ônibus e proprietários de hostels contam, ainda, como e quando começaram seus trabalhos.

 

Sobre a série Estilhaços:

 

Formada por 52 episódios de 30' cada, a série reflete sobre a ética aplicada no cotidiano de diferentes grupos sociais. Dentre os entrevistados estão publicitários, como Washington Olivetto e Duda Fernandez, atores como Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo Parlapatões, a cartunista Laerte, porteiros, presidiários, motoboys, moradores de rua, restauradores de arte e vendedores ambulantes. Cada programa tem a participação de dois grupos distintos de personalidades conhecidas ou não, que são intercalados, no processo de edição, permitindo ao espectador traçar paralelos e identificar diferentes modos éticos de lidar com as questões cotidianas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado