Documentário 'Copan 60 Horas' é lançado nesta quarta-feira em São Paulo


 

Personagens da vida real, os moradores do Copan, icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer, estiveram na plateia da pré-estreia do documentário 'Copan 60 horas', realizada na noite desta quarta-feira, dia 05, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com direção e roteiro de Cristina Aragão - que com sua equipe ocupou uma quitinete do prédio por 60 horas -, o filme aborda a forma como a arquitetura interfere na vida de quem vive lá. "Meu coração está cheio de alegria por estar aqui com as pessoas que me ajudaram a contar essa história. O Copan é o exemplo de um Brasil bonito, onde as pessoas convivem em suas diversidades", comemorou Cristina.

 

Antes da exibição, Eugenia Moreyra, diretora da GloboNews, falou sobre o investimento do canal no gênero. "O 'Copan 60 Horas' é um projeto muito querido e um belíssimo exemplo do crescente investimento da GloboNews em documentários. No momento, temos em torno de 80 títulos em produção", contou. Ao final do filme, Cristina Aragão convidou o arquiteto Paulo Mendes da Rocha para um bate-papo com a plateia, formada também por estudantes de arquitetura, fotografia, designer e empreendedores sociais. "A ideia de fazer o documentário surgiu após ter entrevistado o Mendes da Rocha para o programa Milênio. Ali ele citou o Copan como símbolo da democracia do convívio e desde então fiquei isso na cabeça", explicou Cristina. "Fiquei muito surpreendido com a maravilha do filme, pelo enfoque diferente do usual quando se fala de arquitetura, que normalmente se restringe a aspectos formais e acadêmicos. A relação entre o Copan e as vidas que o habitam foram retratadas extraordinariamente", elogiou o urbanista, vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.

No coração de São Paulo, a obra de Oscar Niemeyer tem seis blocos, totalizando 1.160 apartamentos que variam de tamanho: desde amplos espaços com mais de 200 m² até quitinetes com um pouco mais de 30 m². Mais de 5 mil pessoas, de diferentes classes sociais, vivem nos 35 andares do condomínio e segundo Affonso de Oliveira, síndico do Copan, apesar do número de moradores a convivência é pacífica: "Estou há 24 anos nessa função e para não dizer que não há briga, de vez em quando alguém se desentende, que é para eu sair do marasmo", brincou.  

A GloboNews exibe o 'Copan 60 horas'  no próximo sábado, dia 08 de abril, às 21h.

 

Ficha Técnica 'Copan 60 horas'

Roteiro e Direção: Cristina Aragão

Produção: Henrique Picarelli

Fotografia: Sandiego Fernandes

Edição: Aldrin Gázio

 

Fotos: Cristina Aragão e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha conversam com a plateia durante pré-estreia do documentário.

Crédito: Globo/Ramon Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado