Cultura: Destaques da Semana | 14 a 20 de dezembro




DESTAQUES DA SEMANA


14 A 20 DE DEZEMBRO




Quintal da Cultura - Nova Temporada - Cada Um Na Sua Casa

Quintal da Cultura estreia nova temporada nesta segunda-feira (14/12)Cada Um Na Sua Casa é o nome da série de programas que foi gravada respeitando o distanciamento social, adaptando-se ao mundo digital e sem deixar de viver novas aventuras. Os episódios inéditos vão ao ar na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 11h45, com reprise às 16h30, e aos sábados na maratona, que também entra em horário novo, às 14h45.


À Brasileira - Arimbá Restaurante

Nesta segunda-feira (14/12), é exibido o segundo episódio da série À Brasileira, no qual a chef Angelita Gonzaga apresenta a culinária de interior do restaurante Arimbá, por meio de um dos pratos mais característicos dessa cozinha: a Galinha Caipira. O programa vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura.


Roda Viva Especial - Vacinas

Nesta segunda-feira (14/12), inúmeras dúvidas relacionadas ao tema das vacinas serão esclarecidas no Roda Viva Especial, que trará ao centro do programa Denise Garrett, infectologista, Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, e Margareth Dalcolmo, pneumologista, pioneira no tratamento de doentes da Covid-19 no Brasil. Eles irão responder às perguntas dos jornalistas e também do público, encaminhadas pelo Twitter com a #RodaVivaResponde. O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Sabine Riguetti, coordenadora da Agência Bori e pesquisadora da Unicamp; Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio Varella; Rafael Garcia, repórter de ciência do jornal O Globo; Paulo Talarico, editor-chefe da Agência Mural de Jornalismo das Periferias; André Biernath, repórter de saúde e ciência da BBC News Brasil e presidente da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Apresentada por Vera Magalhães, a edição vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube LinkedIn.



#Provoca - Silvio Meira

#Provoca desta terça-feira (15/12) recebe remotamente o cientista, professor e empreendedor Silvio Meira. No programa, Meira fala sobre redes sociais, fake news, organizações, entre outros assuntos. Sobre a longevidade de grandes empresas, ele diz: "Eu continuo falando, até hoje, que a Apple vai falir. [...] O Jeff Bezos (CEO da Amazon) disse que tem certeza absoluta que daqui a algum tempo a Amazon não estará mais aqui. Essa é a única certeza que a gente pode pensar para as organizações, poucas delas duram muito tempo [...]". Comandada por Marcelo Tas, a entrevista vai ao ar às 22h15, na TV Cultura .


Revista do Esporte - Quartas-de-final Libertadores

Revista do Esporte desta quarta-feira (16/12) vai ao ar com as quartas-de-final da Libertadores. Além disso, o programa fala também sobre a Copa Sul-Americana, Novo Basquete Brasil e as principais notícias dos clubes de futebol de São Paulo. Apresentado por Vladir Lemos e com comentários de Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Arnaldo Ribeiro, o jornalístico vai ao ar ao vivo, a partir das 20h40, na TV Cultura.


Opinião - Mudanças Climáticas

Opinião desta quarta-feira (16/12) fala sobre as mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta. O último mês de novembro foi o mais quente da história, e o ano de 2020 tem tudo para quebrar esse recorde. Desde o acordo de Paris, assinado em 2015, os efeitos do aquecimento global se tornaram mais evidentes, mostrando que é necessário ligarmos o sinal de alerta. O que ainda pode ser feito para diminuir os impactos na população? Com apresentação de Andresa Boni, o jornalístico vai ao ar às 22h15, na TV Cultura .


Habitação Social: uma questão de Saúde Pública

Nesta quarta-feira (16/12), com direção de Paulo Markun e Marcelo Amiky, estreia na TV Cultura o documentário Habitação Social: uma questão de Saúde Pública, produzido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A produção, apresentada por Adriana Couto, mostra como a pandemia da Covid-19 escancarou para toda sociedade o problema crônico da habitação social no país. O documentário vai ao ar na semana em que se comemora o Dia do Arquiteto e do Urbanista, a partir das 22h45 .



Hackers - Ativismo Digital

Nesta quinta-feira (17/12), vai ao ar o último episódio inédito da segunda temporada de Hackers, no qual são mostrados os lados positivos e negativos de uma nova forma de ativismo que surgiu no mundo: o ativismo digital. A série é exibida a partir das 19h30, na TV Cultura .


Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns

TV Cultura exibe na quinta-feira (17/12) o documentário Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns. A produção, dirigida por Ricardo Carvalho, mostra a trajetória ímpar de Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo por 28 anos e defensor dos direitos humanos. O documentário conta com depoimentos de pessoas conhecidas por sua atuação como o teólogo Leonardo Boff, o jornalista Chico Pinheiro e o rabino Henry Sobel. Vai ao ar inédito a partir das 22h15.



Terra Brasil - Morro do Fumo

Nesta sexta-feira (18/12), vai ao ar mais um episódio da segunda temporada da série Terra Brasil, na qual o biólogo e botânico Anderson Santos e o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt viajam por diferentes ecossistemas e biomas brasileiros, mostrando paisagens naturais, áreas com natureza conservada e unidades de conservação nacionais, apresentando toda a sua biodiversidade. No episódio, Anderson e Aruay vão para o Morro do Fumo, dentro da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, em Rio da Conceição-TO. A série é exibida a partir das 20h40, na TV Cultura .


Cães Heróis - Bagagem Explosiva

Cães Heróis, a série que acompanha o dia-a-dia do Canil da Tropa de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vai ao ar em seu segundo episódio na sexta-feira (18/12), às 22h45, na TV Cultura. Na edição, o labrador Marley e o Cabo Alvez devem detectar se uma mala pode esconder um perigoso atentado terrorista no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Nas ruas, o pastor belga malinois Pegasus e o Soldado João Vítor, uma dupla recém-formada do canil, apreende motociclistas infratores da lei durante uma patrulha em uma região com forte presença do tráfico de drogas. Enquanto em um treino, o Soldado Marinheiro ensina o pastor belga malinois Brock a imobilizar um suspeito em fuga no topo de uma escadaria.


NBB - Minas e São Paulo

Neste sábado (19/12), a TV Cultura exibe a partida do NBB entre Minas e São Paulo. As equipes jogam pela 6ª rodada do NBB Caixa 2020/2021, a partir das 16h.


Cultura Livre - Teresa Cristina

Cultura Livre deste sábado (19/12) vai ao ar com a cantora e compositora Teresa Cristina. A artista lançou, em 2012, um álbum com canções do repertório de Roberto Carlos, com a banda Os Outros. Em 2016, foi a vez de Teresa Cristina Canta Cartola e, em 2018, Teresa Cristina canta Noel. Neste ano de 2020, fez diversas lives nas redes sociais durante o período de isolamento social e reuniu nas transmissões grandes nomes da música como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alcione e outros. O quadro Canção de Isolamento traz Andre Mussalem com a composição Cinema, Democracia e Cartões Postais. Com apresentação de Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura .




Poesia e Prosa com Maria Bethânia - Clarice Lispector

TV Cultura estreia a partir deste sábado (19/12) a série de programas Poesia e Prosa com Maria Bethânia. No primeiro episódio, a cantora conversa sobre Clarice Lispector com a professora Nádia Gotlib e o cantor e compositor Caetano Veloso. Os três falam sobre temas que entrelaçaram vida e obra de Clarice, sua identidade multifacetada, o gosto pelas entrelinhas, a delicadeza na percepção dos pequenos prazeres do mundo e a busca pelo absoluto na sua linguagem. Além disso, falam sobre a relação artística de cada um com a escritora. Na edição, Bethânia interpreta trechos dos escritos de Clarice e canta com Caetano Veloso composições dele para o espetáculo apresentado por Bethânia nos anos 80 e inspirado no livro A Hora da Estrela. Vai ao ar de forma inédita a partir das 20h45, na TV Cultura.




Boni e TV no Brasil

TV Cultura leva ao ar, no sábado (19/12), o documentário inédito Boni e a TV no Brasil . Produzido pela TV Vanguarda, o especial é uma homenagem aos 85 anos de um dos maiores ícones da TV Brasileira, completados no dia 30 de novembro. Contando um pouco da história do executivo, a produção traz a participação dos maiores nomes da televisão nacional e dos principais publicitários do país, como Fernanda Montenegro, Nizan Guanaes, Tarcísio Meira, Ney Latorraca, Tony Ramos, Lima Duarte, Jô Soares, Roberto Carlos, Fausto Silva, entre outros. Boni e a TV no Brasil será exibido a partir das 22h15.


Clássicos - São Paulo Companhia de Dança - Gala Clássica

Clássicos deste sábado (19/12) vai ao ar em edição inédita com a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) apresentando o especial Gala Clássica. O projeto, concebido por Inês Bogéa - diretora da SPCD, é uma obra audiovisual composta por releituras de grandes balés de repertório. O objetivo é revisitar obras já muito conhecidas, mas com um olhar intimista, capaz de revelar novas facetas dessas criações. As gravações aconteceram no palco da Sala São Paulo, em julho de 2020, e serão apresentadas na TV Cultura, a partir das 23h15 .




Sr. Brasil - Wandi Doratiotto e Danilo Moraes

No Sr. Brasil deste domingo (20/12)Rolando Boldrin recebe os cantores e compositores Wandi Doratiotto e Danilo Moraes, que interpretam canções como Tocar na Banda e As Mariposas, de Adoniran Barbosa. Além disso, Boldrin conta causos e declama o poema A Berganha de Nhô Bento. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.


Paulistão Feminino - Grande Final - Ferroviária x Corinthians

No domingo (20/12), a TV Cultura transmite o segundo jogo da grande final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino 2020. As equipes de Ferroviária e Corinthians se enfrentam na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, a partir das 11h. A Ferrinha busca o quinto troféu na competição, enquanto o Corinthians, atual campeão, quer o segundo. A partida terá narração de Natália Lara e comentários de Thais Picarte.


Persona - Ailton Graça

Neste domingo (20/12), o Persona recebe, em edição inéditaAilton Graça. O ator, cenógrafo, bailarino e palhaço brasileiro foi criado na periferia paulistana e se apaixonou pela dramaturgia ainda na escola. Em 1985, se formou Oficina Vocal do Centro Cultural de São Paulo, fez técnicas circenses no Circo Escola Picadeiro, foi aluno de Antunes Filho e mestre-sala e coreógrafo de comissão de frente de escolas de samba. Sua estreia no cinema veio com o personagem Majestade, do filme Carandiru em 2003, e em 2005, estreou na televisão na novela América. Apresentado por Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h, na TV Cultura.


Jazz Sinfônica Brasil - Melhores Momentos - Parte 1

Neste domingo (20/12), vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h30, o programa Melhores Momentos. A produção reúne materiais inéditos do acervo da Jazz Sinfônica Brasil, como clipes e músicas de concertos que não foram ao ar, desde o ano de 2017. Além disso, a edição conta com duas exibições e faz parte das comemorações de 30 anos de existência da Jazz Sinfônica .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado