Futura: “Revelando os Brasis” exibe documentário sobre tesouro misterioso encontrado em Terenos, no Mato Grosso do Sul, dia 28

Programa exibe produções originais de moradores de pequenas cidades brasileiras

 

Na próxima segunda-feira, dia 28, às 21h30, o Futura apresenta mais um episódio da série "Revelando os Brasis", que traz curtas-metragens escritos, produzidos e dirigidos por moradores de municípios brasileiros de até 20 mil habitantes. Em "Enterro", os espectadores vão se surpreender com a história misteriosa que mudou a vida da família de Hilda Maria dos Santos, diretora do filme e moradora de Terenos, no Mato Grosso do Sul.

 

Quando mais nova, Hilda morava num humilde assentamento com os filhos e o marido, Dedé. Quando o esposo precisava deixar a família para rodar com seu carro de boi, Hilda ficava com medo, pois não gostava de ficar sozinha com as crianças na pequena propriedade. O receio logo se transformou em pavor quando, por duas noites, ela viu uma tocha sendo lançada e caindo no meio do campo, próximo ao casebre onde moravam. Assustada, Hilda resolveu consultar o sogro, que lhe disse que o fogo no campo marcava o lugar onde estava enterrado um tesouro para a nora. Incrédula, a jovem tomou coragem para desvendar o mistério e desenterrar riquezas que transformaram sua vida.  

 

Antes da exibição dos curtas, de 15 minutos cada, a apresentadora Lísia Palombini entrevista os idealizadores das obras em estúdio. Eles falam sobre os bastidores e as cidades onde as produções aconteceram. A ideia é discutir as motivações que levaram cada equipe à produção do curta e os elementos culturais inerentes aos locais onde vivem e que estejam presentes no trabalho exibido. Os cineastas estreantes também falam sobre os recursos audiovisuais utilizados e que agregam valor à narrativa, como planos, movimentos de câmera, iluminação e trilha musical, entre outros.

 

O programa é fruto de projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Canal Futura. O objetivo da iniciativa é estimular a produção audiovisual em localidades carentes de recursos para esse tipo de criação. As inscrições para a próxima edição do projeto "Revelando os Brasis" estão abertas até o dia 31 de outubro: http://www.revelandoosbrasis.com.br/site/.

 

REVELANDO OS BRASIS
Exibição: segundas-feiras, 21h30
Reprises: terças-feiras 14h e sábados 20h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado