NETLABTV divulga vencedores e promove Seminário sobre desenvolvimento de séries com Masterclass de Liz Devine, roteirista da série CSI
NET apresenta os oito vencedores do Concurso que mobilizou mais de 3 mil criadores em todo o Brasil e recebeu 1,8 mil inscrições de projetos de séries.
O concurso promove no MIS São Paulo o Seminário NETLABTV sobre desenvolvimento de séries e Masterclass com LIZ DEVINE, produtora e roteirista da série CSI da Sony.
A NET e a Casa Redonda Cultural divulgam os vencedores do Concurso NETLABTV, projeto que identifica e premia novas ideias de séries brasileiras com foco em TV por assinatura nas categorias ficção e não ficção.
O NETLABTV é uma plataforma idealizada pela NET e realizada pela Casa Redonda Cultural para apoiar e fortalecer o mercado de televisão por assinatura no país investindo em seu estágio inicial – o desenvolvimento de projetos de séries. Alinhado com os desafios trazidos pela nova lei de TV por assinatura, o Concurso permite que criadores, roteiristas, escritores ou dramaturgos possam apresentar suas ideias de séries aos principais players do mercado: canais, produtoras e distribuidoras, gerando novas oportunidades de negócios para atender às grades televisivas. O Concurso mobilizou mais de 3 mil criadores de 26 estados brasileiros e recebeu 1,8 mil inscrições.
Os projetos de série vencedores, publicados no site do Concurso (www.netlabtv.com.br), são de autoria de roteiristas dos estados de Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os vencedores são:
Categoria não-ficção:
1º Dia: Bruno Souto e Patrícia Carvalho Leme – São Paulo / SP
A Marca da Vaidade: Claudia Mattos – Rio de Janeiro / RJ
Ritos: Rachel Ellis – Recife / PE
Salve-se Quem Puder: Flavio Luis Queiroz – São Paulo / SP
Categoria ficção:
Morro da Neurose: Arnaldo Branco – Rio de Janeiro / RJ
Terror Noturno: Celso Eduardo Leite Vecchi – São Paulo / SP
Velhos Lobos: Luís Henrique Melhado Barbosa – São Paulo / SP
Voragem: Jhésus Lula, Fabiano Raposo Costa e Ramon Porto Mota – Campina Grande / PB
Os vencedores participarão de 5 dias de Laboratório imersivo com a monitoria de especialistas em roteiro e mercado de TV a realizar-se no MIS São Paulo de 11 a 15 de novembro de 2013. A premiação envolve ainda consultoria de roteiro e verba de apoio ao desenvolvimento das séries: R$ 8 mil para vencedores de não ficção e R$ 15 mil para vencedores de Ficção.
Para comemorar os resultados alcançados, a NET promoverá, no dia 11/11 no MIS SP, atividades abertas ao público, ampliando os benefícios e aprendizados oferecidos pelo projeto. A partir das 14 horas, o Seminário NETLABTV traz ao público dois painéis sobre os desafios e cases no desenvolvimento de séries brasileiras com a presença dos canais parceiros. Às 19 horas, a Sony apresenta Masterclass com Elizabeth Devine,roteirista e produtora da série CSI. Investigadora criminal, Liz Devine começou sua participação na série como consultora técnica, logo depois como roteirista e tornou-se coprodutora executiva de CSI:Crime Scene Investigation, que lhe rendeu indicações no Writer's Guild e Emmy Awards.
"A NET está muito feliz em divulgar os vencedores do Concurso que participam do Laboratório NETLABTV. Decidimos dedicar o primeiro dia a atividades abertas ao público com realização de Seminário sobre roteiro e Masterclass com Liz Devine, roteirista da série CSI, em parceria com a Sony. A ideia é ampliar oportunidades de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos na área a partir de cases nacionais e internacionais de sucesso", explica Fernando Magalhães, diretor de programação da NET.
Entre os vencedores, estão cinco projetos de roteiristas não estreantes e três projetos de roteiristas estreantes. Os não estreantes são Claudia Mattos, roteirista do Rio de Janeiro, autora da série de variedade A MARCA DA VAIDADE; Celso Duvecchi, roteirista no Instituto de Mídias Digitais da USP, autor do drama de ficção TERROR NOTURNO; Flávio Queiroz, editor-chefe de reality shows, e autor de SALVE-SE QUEM PUDER; Henrique Barbosa, roteirista do Centro de Audiovisual de São Bernardo, autor da dramédia VELHOS LOBOS e Arnaldo Branco, roteirista carioca, com o falso documentário MORRO DA NEUROSE.
Entre os estreantes, o NETLABTV apresenta três jovens realizadores de Campina Grande, Jhésus Lula, Fabiano Raposo Costa e Ramon Porto Mota, autores do drama policial VORAGEM; os publicitários Bruno Souto e Patrícia Carvalho Leme de São Paulo, autores do doc-reality 1º DIA e Rachel Ellis, produtora natural da Inglaterra e residente no Recife desde 2004, autora da série documental RITOS.
Os oito vencedores foram escolhidos pela comissão julgadora, entre os finalistas. A escolha foi norteada pelo equilíbrio entre os critérios de seleção estabelecidos pelo Regulamento. Para indicar os vencedores, além de originalidade e qualidade técnica/artística dos projetos de séries, a comissão julgadora avaliou a adequação comercial dos projetos ao mercado televisivo brasileiro, tendo acesso às defesas orais dos projetos finalistas e às indicações dos canais de TV por assinatura. Os canais de TV por assinatura colaboraram com o processo final de seleção informando os projetos que possuíam maior aderência às grades de programação. A participação dos vencedores no Laboratório e Consultoria garante o investimento no desenvolvimento e aprimoramento de séries brasileiras que tenham potencial futuro de produção e veiculação no mercado de TV.
O NETLABTV conta com parceria das programadoras SONY, FOX, Turner, Discovery, A&N/History/BIO, Rede Bandeirantes, Viacom, além do apoio do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo - SIAESP, da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) e da Associação de Roteiristas(AR).
Comentários