MINISSÉRIE "A MURALHA" VOLTA AO VIVA NA PRÓXIMA SEGUNDA

Estrelada por grande elenco, trama lançada em 2000 conta a história
dos bandeirantes no Brasil




 
 
 
 

A partir do dia 29 de junho, às 23h, a minissérie "A Muralha" (2000) está de volta ao VIVA. A trama acontece por volta de 1600 e explora a saga dos bandeirantes rumo ao interior do território brasileiro. As disputas por novas terras e riquezas eram inevitáveis. A luta dos jesuítas, que protegiam os índios da escravidão, também. 

Com um elenco formado por nomes como Tarcísio Meira, Mauro Mendonça, Paulo José, José Wilker, Stênio Garcia, Vera Holtz, Letícia Sabatella e Alexandre Borges, a minissérie traz ainda atuações de destaque: Alessandra Negrini, Matheus Nachtergaele, Leandra Leal, Leonardo Brício e Maria Maya. 

Baseada em obra homônima de Dinah Silveira de Queiroz e com texto de Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari, a produção foi ao ar pela primeira vez em 2000, na TV Globo, em homenagem aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

DOM BRAZ E SUA BANDEIRA

Mauro Mendonça volta na pele de Dom Braz Olinto, personagem que interpretou em 1968, na versão de "A Muralha" produzida pela TV Excelsior. O líder da fazenda Lagoa Serena, situada nos arredores da Vila de São Paulo, atravessou, com muito esforço, as barreiras para desbravar a região que, atualmente, habita. O patriarca defende sua família e sua bandeira com unhas e dentes. Como luta principal, se empenha no domínio e comercialização de mão de obra indígena, adquirida através das expedições feitas ao interior. 

Na Lagoa Serena também mora Mãe Cândida (Vera Holtz), esposa de Dom Braz. É ela quem assume a residência nos períodos em que os homens viajam. Basília (Deborah Evelyn), Tiago (Leonardo Brício), Rosália (Regiane Alves) e Leonel (Leonardo Medeiros) são os herdeiros do casal. 

Enquanto Tiago é contra o pai, Isabel (Alessandra Negrini), sobrinha de Dom Braz, é a única mulher a enfrentar a mata e as lutas no meio dos homens. Dotada de um comportamento selvagem, a moça é considerada pelo tio como seu melhor soldado. Junto de Dom Braz também está Afonso Góis (Celso Frateschi), seu genro, casado com Basília.

TRIÂNGULO AMOROSO ENTRE PRIMOS

A trama começa com a chegada de Portugal de outra sobrinha de Dom Braz: Beatriz (Leandra Leal). A moça vem ao país para casar-se com o primo Tiago, mas terá que disputá-lo com Isabel, que é apaixonada por ele. 

Disposta a conquistar seu pretendente, Beatriz deixa para trás a educação como dama e suas roupas requintadas. Já Isabel foi criada entre o convívio da família e dos índios, moldando, assim, traços fortes e rudes.

PORTUGAL NO BRASIL

Beatriz não chega sozinha ao Brasil. A mesma embarcação traz outros personagens importantes da trama, cada um com seu propósito. O padre Miguel (Matheus Nachtergaele) vem ao país para auxiliar padre Simão (Paulo José) na catequização dos índios, mas sofre com a dúvida de sua vocação diante dos horrores que presencia na nova terra. Paralelamente, terá que resistir aos encantos da índia Moatira (Maria Maya). 

Ana (Letícia Sabatella) nem imagina o que a espera. Predestinada a Dom Jerônimo (Tarcísio Meira), com quem tem uma dívida moral de família a pagar, será escravizada por ele. Ana acaba se envolvendo com Guilherme Shetz (Alexandre Borges), mas não escapa das crueldades do marido. 

Já a irreverente Dona Antônia, papel de Cláudia Ohana, é uma ex-cortesã que está à procura de um bom casamento. Ela conhece Mestre Davidão (Pedro Paulo Rangel), que passa a cortejá-la. 

VIVA - Canal Globosat 
"A Muralha"
 

A partir de 29 de junho 
Horário principal: segunda a sexta, às 23h 
Horário alternativo: segunda a sexta, na faixa das 2h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado