O processo de urbanização no Brasil no início do século 20 é tema de programa inédito no SescTV

 

Com direção de João Batista de Andrade, a atração será exibida no SescTV, no dia 29/6, segunda, às 20h



Foto: Divulgação.

 

 

Documentário Urbanização e Movimentos Migratórios discute o processo de deslocamento de pessoas do campo para os centros urbanos, que aconteceu no Brasil no início do século 20, juntamente com a implantação das primeiras indústrias no país e com a chegada de mão de obra vinda da Europa, principalmente de espanhóis e italianos. Com direção do cineasta João Batista de Andrade, o filme integra a série Na Sombra da História e estreia no dia 29/6, segunda, às 20h, no SescTV.

 

Pessoas que transitam pelas ruas de São Paulo e o historiador Orestes Toledo comentam o aumento da população de imigrantes e migrantes, especialmente no estado de São Paulo. A situação provoca um crescimento desordenado da cidade, causa problemas urbanos e intensifica as diferenças entre classes sociais, apesar de ter uma produção em desenvolvimento.

Toledo lembra que este processo foi estimulado pela burguesia cafeeira paulista iniciou a substituição da mão de obra escrava negra pela branca do imigrante e assalariado; fala sobre a chegada do café no estado de São Paulo, em cidades como Campinas e Ribeirão Preto, gerando mudanças geográfica, econômica e política; e a visão empresarial dos produtores do grão, que diversificam seu capital importando máquinas agrícolas, fundando bancos, capitalizando poupanças e financiando indústrias.

O programa também aborda a interferência das condições econômicas mundiais na urbanização do Brasil e as noções de movimento operário trazidas pelos estrangeiros. "São trabalhadores que têm claro que melhorar suas condições de vida implica em acabar com a propriedade privada, acabar com o Estado e criar o igualitarismo socioeconômico", diz Toledo.

Sobre a série Na Sombra da História:

 

Composta por 13 episódos com duração de 26' cada, a série propõe uma reflexão sobre fatos que marcaram a história do Brasil. Os temas são pautados no contexto sociopolítico-econômico e apresentados para pessoas anônimas nas ruas, que expõem seus pontos de vista a partir de seus próprios conhecimentos. Eles também articulam sobre a relação e a interferência desses acontecimentos em suas vidas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado