Fabio Zanon em espetáculo inédito
O violonista apresenta composições de Henry Purcell, Manoel Ponce e Enrique Granado no dia 4/8, terça, às 20h, no SescTV
Renomado no Brasil e no exterior, o violonista Fabio Zanon é atração de programa inédito da sérieMovimento Violão, que o SescTV exibe no dia 4/8, terça, às 20h, com curadoria do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues.
O instrumentista executa repertório eclético e tradicional. Na primeira parte, toca peças do compositor barroco inglês Henry Purcell (1659 – 1695), como Seis Lições para Teclado, A New Irish Tune e March. Martelli explica que, ao começar o espetáculo com esse autor, Zanon presta homenagem a Londres, cidade onde estudou durante anos e, atualmente, leciona na Royal Academy of Music. Na sequência, o músico dedilha Variações sobre Folia de Espanha e Fuga, Manuel Ponce (1882 – 1948), um dos mais importantes compositores mexicanos.
Na segunda parte do recital, o violonista traz obras do compositor e pianista espanhol Enrique Granados (1867 – 1916), um dos integrantes do movimento conhecido como "nacionalismo musical", que aconteceu na Espanha entre os séculos 19 e 20. Deste artista, Zanon apresenta Dança Espanhola nº 5 – Andaluza, Dança Espanhola nº 4 – Vilanesca e La Maja de Goya.
O programa é permeado por depoimentos de Zanon, que fala sobre seu interesse pela música, que começou quando ele ainda era criança, por vocação. Apesar da idade, ele já apreciava uma sonoridade específica: a clássica. O gosto pelo violão surgiu quando o seu pai o ensinou a tocar o instrumento. "Era uma coisa que não estava em meus planos", confessa.
O espetáculo foi gravado no Sesc Consolação, na capital paulista, em novembro de 2014.
Comentários