Repórter Eco mostra o poder da música em pacientes com Alzheimer

 

Repórter Eco traz matéria emocionante sobre o despertar da memória em idosos. Também destaca a importância da lancheira saudável das crianças. O programa da TV Cultura vai ao ar no domingo (2/8), às 17h30

 

 

São Paulo, 30 de julho de 2015 – A notícia de que a música pode recuperar parte da memória dos idosos, portadores do mal de Alzheimer ou de demência, traz um sopro de esperança para essas pessoas e para seus familiares. Em reportagem emocionante, o Repórter Eco traz pesquisas sobre musicoterapia, que também estão no documentário americano Vivo por Dentro. Para as mães, uma matéria com sugestões saudáveis e saborosas para a lancheira das crianças. O programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo (2/8), às17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

 

Os resultados positivos da terapia musical em pacientes com Alzheimer ou com demência, que conseguem o despertar da memória esquecida, são confirmados pelo neurologista Flávio Salem e pela musicoterapeuta Luisiania Passarini. Na reportagem, eles afirmam que a memória musical é uma das últimas a se apagar no cérebro, e quando ela é acionada, podem renascer sentimentos e sensações que estavam desaparecidos. Médico do Hospital Sirio Libanês, Flávio explica que a memória musical não fica gravada junto da memória do cotidiano, e sim em regiões diferentes e mais internas do cérebro. Talvez por isso seja uma das últimas a serem afetadas pela doença. "A música tem alguns efeitos não só ao nível da memória, mas ela acaba se conectando com outras áreas cerebrais como, por exemplo, a emoção, a afetividade, a sensibilidade..."

 

Luisiania, que trabalha com a música como técnica terapêutica, diz que "quando você começa a fazer um trabalho musicoterapeutico, você consegue acessar essa memória musical, essa memória não verbal que vai dizer da identidade dessa pessoa"

 

Esse despertar da memória, que resgata a identidade dessas pessoas, é o tema do documentário premiadoVivo Por Dentro (Alive Inside), dirigido por Michael Rossato Bennett. E um dos entrevistados do filme é um dos neurocientistas mais importantes do mundo: Oliver Sachs. Ele conta como a música tem capacidade de ativar mais partes do cérebro do que qualquer outro estímulo.

 

Em outra matéria, o Repórter Eco traz ideias para a lancheira das crianças, com alimentos que sejam saudáveis e também saborosos.

 

Por último, a edição mostra uma calculadora criada por estudantes que informa quanto uma atividade diária emite de CO2, um dos gases responsáveis pelo aumento da temperatura da Terra.

.

Apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni, o Repórter Eco é integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo e está no ar há 25 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado