"As pessoas diziam para mim, quando você for a Portugal você vai entender isso, porque é uma coisa que cai uma ficha do Brasil", afirma Adriana Calcanhoto, em episódio inédito da websérie ‘Ponte Aérea: Portugal - Brasil’


Realizado pelo canal Papo de Música e apresentado pela UBC e a SPA, o programa apresentará três episódios esta semana

Adriana Calcanhoto (Crédito: Leo Aversa)

Série que vem promovendo encontros virtuais entre artistas brasileiros e artistas portugueses para conversas sobre carreira e conexão cultural, o "Ponte Aérea: Portugal - Brasil" receberá esta semana Tomás Wallenstein, da banda Capitão Fausto, Adriana Calcanhoto, Thiago Nacarato, Filipe Catto e Fado Bicha. As entrevistas são comandadas por Fabiane Pereira, jornalista e apresentadora do canal Papo de Música. A websérie tem o patrocínio da União Brasileira de Compositores e da Sociedade Portuguesa de Autores e é uma das iniciativas das instituições após firmarem acordo de reciprocidade entre as nações.

Tomás Wallenstein e os integrantes do Capitão Fausto (Crédito: Rita Carmo)

"O Caetano é uma figura gigantesca em Portugal, melhor ainda no Brasil, calculo eu, mas cá é muito grande também", falou Tomás Wallenstein

Na terça-feira, 21/09, o convidado será Tomás Wallenstein, vocalista e compositor de uma das mais importantes bandas portuguesas, a Capitão Fausto, que é referência para toda uma geração no país. O grupo de indie pop e indie rock foi formado em 2009, em Lisboa. No bate-papo, Tomás falou sobre sua trajetória na música, referências, influências, expectativas para o futuro e revelou que em breve terão mais projetos com Ricardo Oliveira, diretor do filme concerto 'Sol Posto', lançado pela banda em 2020.

Em análise sobre como a música brasileira ajudou na sua formação, ele comentou que alguns artistas sempre o acompanharam, como Chico Buarque, Caetano Veloso,Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Ben. Mas como inicialmente essas vozes entraram por estímulo dos pais, Tomás precisou redescobrir a música brasileira por si próprio, e o mergulho mais profundo mesmo veio após a gravação do último disco, realizado em São Paulo antes da pandemia. Tomás e os companheiros da Capitão Fausto sentiram a necessidade de uma aproximação diferente. "Queríamos uma forma que não fosse taxativa, que não fosse muito caricatural, mas que conseguíssemos trazer alguma parte da música brasileira, do choro, da roda de samba. Então foi um desafio muito interessante porque andamos a ouvir muita coisa, a tentar aprender sobre a tradição do samba e depois fazer uma filtragem para saber de que forma aquelas coisas conseguiam acabar por integrar o disco".

Tiago Nacarato (Foto divulgação)

"Aí para tudo, a gente não sabe direito o que é, umas incertezas, uns questionamentos, a ciência. E eu estava embarcando para dar aulas em Coimbra. Estava com tudo que tinha preparado muito fresco na minha mente. Então foi fatal pegar o violão e compor", contou Adriana Calcanhoto sobre seus sentimentos na pandemia

"Eu tinha a minha turnê no Brasil já marcada e depois eu decidi cancelar por causa da questão da pandemia no Brasil, eu não podia ser de repente o português que chegava aí e fizesse um show como se nada fosse, não ia erguer a bandeira do 'Tá tudo bem', porque ia estar a compactuar com coisas que eu não concordo", revelou Tiago Nacarato

Quinta-feira, 23, a entrevista será em dupla. Fabiane Pereira conversará com Adriana Calcanhoto e o músico português Tiago Nacarato, que é filho de pais brasileiros e vem renovando a música popular. Os artistas falaram sobre a relação com o país vizinho, percepções sobre a pandemia e debateram o que seria a definição de sucesso.

"A primeira vez que fui a Portugal já foi trabalhando. As pessoas diziam para mim, quando você for a Portugal você vai entender isso, porque é uma coisa que cai uma ficha do Brasil. Tem uma coisa em Portugal que se dá, que se completa", falou Adriana Calcanhoto. "A nível sonoro, o próprio Fado tem muito de Samba e o próprio Samba tem muito do Fado. Os próprios instrumentos, o cavaquinho, o bandolim, que se usam de maneiras diferentes, mas tem uma relação", comentou Tiago Nacarato.

Sobre o papel do artista atualmente, Adriana falou da importância do engajamento com verdade. "Eu acho que se a pessoa não se identifica com uma causa que ela defende, não costuma funcionar. Quando você realmente está engajado, aquilo está em você e tudo que você fizer, está relativo a isso". Sobre o que é sucesso, Tiago pontou: "Quando tu estás orgulhoso daquilo que tu fizeste, para mim este é o maior sucesso".

Filipe Catto (Crédito: -Lorena Dini)

"Esse estado de entrega, de vulnerabilidade, de verdade, é só o que existe, a arte é isso. Eu desisto de qualquer outro tipo de abordagem. Eu não tenho talento para não ser eu mesmo. É impossível falar da nossa vida sem falar das marcas de violência, de solidão, de incompreensão e de todas as coisas que são inerentes à nossa vida como LGBTQIA+", falou Filipe Catto durante o programa

Na sexta-feira, 24, participam do programa a cantora e compositora Filipe Catto e o duo Fado Bicha, formado por Tiago Lila e João Caçador.

Uma das grandes vozes LGBTQIA+ no Brasil, Filipe já dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Beth Carvalho, entre outros, e já escreveu canções com artistas como Zélia Duncan, Tiê, Paulinho Moska e Pedro Luís. A dupla Fado Bicha se apropria do patrimônio do fado para contar a causa LGBTQIA+ e vem revolucionando a tradição em Portugal.

Fado Bicha - Tiago Lila e João Cacador (Foto Patrícia de Melo Moreira_AFP)

As transmissões dos episódios da websérie são apresentados às terças-feiras exclusivamente no canal 'Papo de Música'. Já os programas das quintas-feiras são transmitidos simultaneamente no Papo de Música e no canal de YouTube da UBC.

SERVIÇO: "Ponte Aérea: Portugal - Brasil"
21/09 - Tomás Wallenstein
Terça-feira, às 12h, no canal de YouTube 'Papo de Música'

23/09 - Adriana Calcanhoto e Thiago Nacarato
Quinta-feira, às 19h, nos canais do YouTube 'Papo de Música' UBC

24/09 - Filipe Catto e Fado Bicha
Sexta-feira, às 19h, nos canais do YouTube ' Papo de Música' e UBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado