Em reverência à música brasileira, SescTV exibe programação especial Caymmi em maio

 

A estreia no canal do documentário Dê Lembranças a Todos e os conteúdos de acervo Musical Família Caymmi, Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil, com Dori Caymmi, e Compactos, com Alice e Danilo Caymmi, integram a grade da programação a partir de 6 de maio, às 23 horas

 

Documentário Dê Lembranças a Todos | Crédito: Divulgação.


São Paulo, maio de 2022- O SescTV terá programação especial Caymmi em reverência à música brasileira. Serão exibidos o documentário Dê Lembranças a Todos, dirigido pelos irmãos Fábio Di Fiori e Thiago Di Fiori; o Musical Família Caymmi, os programas Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil, com Dori Caymmi, e dois Compactos - depoimentos curtos, em que Danilo e Alice Caymmi relembram momentos de suas carreiras, e as influências que definiram suas obras. A apresentação será no formato de interprograma, entre os intervalos da programação, em vídeos de até 4 minutos, que também estão disponíveis no Canal do YouTube do SescTV. Todas as obras da programação especial Caymmi passam a integrar a grade do Sesc TV a partir de maio e também estarão disponíveis sob demanda no site do canal.  

 

A série começa na noite de 6 de maio (às 23 horas), com o documentário Dê Lembranças a Todos, em que entes queridos e profissionais, que conviveram com Dorival Caymmi, relembram sua vida e a construção da sua trajetória como um ícone da cultura brasileira. Em 94 anos de vida, Dorival cantou, compôs, escreveu e pensou a Bahia, mesmo quando longe dela. Com Jorge Amado, ele é considerado um dos responsáveis pelo imaginário baiano.

 

No Musical Família Caymmi, com participação dos três filhos de Dorival e sua mulher, Stella Maris, Danilo Caymmi comenta como começou a se unir musicalmente com Dori quando tinha 12 ou 13 anos: aprendeu a tocar flauta com Levi Siqueira e passou a tocar com o irmão. "Cada um descobriu seu instrumento e papai também recebia João Gilberto, o Trio Irakitan, Tom Jobim e a gente tinha acesso a esses músicos", conta Dori, no programa que vai ao ar a partir do dia 7, às 10 horas.

 

O musical traz belos duetos: Dori e Nana interpretando Dora e Só Louco, e Danilo e Nana cantando Vamos Falar de Teresa. Os três irmãos emocionados entoam a Marcha dos Pescadores.

 

Já em Passagem de Som, no dia 8, às 21 horas, com direção de Carlos Zen, é apresentado o compositor e cantor Dori Caymmi, filho do meio que revela alguns traços de sua influência artística e referências herdadas por sua tradição familiar. Ele comenta sobre seu gosto musical e temas relativos ao mar, em clara influência do universo sonoro e rítmico de seu pai.
 

O episódio mostra fotos de família e Dori relata que uma fonte de inspiração para suas composições é a natureza brasileira -- "gosto de fazer músicas para coisas bonitas" -- revela. Também a literatura aliada à vitalidade da natureza, explica o músico, constituem a força motora para suas criações.

Para Dori, mesmo morando nos Estados Unidos, o Brasil continua sendo sua inspiração; contudo, ele destaca ter influências jazzísticas, como Miles Davis e John Coltrane. Enfatiza, ainda, a qualidade e versatilidade do violão brasileiro, com nomes de grandes compositores como Baden Powell e João Gilberto.

Outra participação na obra é a do saxofonista e flautista Teco Cardoso, que conta a sua grande admiração pela família Caymmi. Os ensaios para o show instrumental foram gravados e estes bastidores serão apresentados na série.
 

Na sequência do Passagem de Som, o Instrumental Sesc Brasil, também com Dori Caymmi, direção de Max Alvim e Carlos Zen, exibe o show, gravado no Sesc Consolação, em 4 de fevereiro de 2013, com interpretações de composições conhecidas como as versões instrumentais para Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Você já foi à Bahia, de Dorival Caymmi, além de músicas próprias e em parceria com Paulo César Pinheiro.
 

Dori Caymmi já fez arranjos para Tom Jobim, Edu Lobo e Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Ganhou dois Prêmios Grammy Latinos: em 2002, pela canção Saudade de amor, com letra de Paulo César Pinheiro; em 2004, pelo CD Para Caymmi -- 90 anos, com os irmãos Nana e Danilo.

 

Por fim, os vídeos do programa Compacto, que tem dois episódios com cerca de quatro minutos, um com Alice Caymmi e outro com Danilo Caymmitraz músicos e compositores brasileiros para contar histórias de suas carreiras.

 

A cantora e compositora carioca, Alice, neta de Dorival Caymmi e filha de Danilo Caymmi, comenta suas principais referências sonoras, uma mistura de pop, rock e música brasileira. No episódio do arranjador, cantor, compositor e flautista Danilo Caymmi, ele relembra sua trajetória e parceria com Tom Jobim.

 

Serviço - Especial Caymmi

 

Estreia - Dê lembranças a todos

Direção: Fábio Di Fiori e Thiago Di Fiori
Documentário. Brasil, 2018, 73 min.
Classificação indicativa: 10 anos.
Sob Demanda: Sexta, 6/5
TV Linear: Sexta, 6/5, 23h; Terça, 10/5, 1 hora

 

Destaques do acervo - Produções originais

 

Musical Família Caymmi - 2014 - TV: sábado, 10 horas
Diretor: Cói Beluzzo
Classificação Indicativa: Livre

7/5, sábado, 10 horas

9/5, segunda, 12 horas

10/5, terça, 8 horas

13/5, sexta, 7 horas

 

Passagem de som. Dori Caymmi - 2013 - TV: Domingos, 21h.
Diretor: Carlos Zen
Classificação Indicativa: Livre

8/5, domingo, 21 horas

9/5, segunda, 16h30

10/5, terça, 9h30

11/5, quarta, 11 horas

12/5, quinta, 13 horas

14/5, sábado, 14 horas

 

Instrumental Sesc Brasil. Dori Caymmi - Sob Demanda: no canal do YouTube e site do Instrumental Sesc Brasil. TV Linear: Domingos, 21h30.

Diretores: Max Alvim e Carlos Zen
Classificação Indicativa: Livre
 

8/5, domingo, 21 horas

9/5, segunda, 17 horas

10/5, terça, 10 horas

11/5, quarta, 11 horas

12/5, quinta, 13 horas

14/5, sábado, 14 horas

 

Compacto -- Alice Caymmi, Danilo Caymmi

Diretor: Max Alvim
Classificação Indicativa: Livre
Data e Horário: O programa será exibido no formato de interprograma, entre os intervalos da programação de maio, em vídeos curtos, e o conteúdo também pode ser acessado no canal do YouTube do SescTV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Formula E

Pode preparar a pipoca!