‘Nós’, novo Original Globoplay, reúne contos da cultura indígena brasileira para o público infanto-juvenil

GLOBOPLAY

Inspirado no livro de Maurício Negro, a série é uma co-criação da Globo com a B9 e reúne histórias dos povos originários, que vão de mitos a aventuras épicas

Contos e narrativas de variadas nações indígenas brasileiras embalam 'Nós', a nova série em áudio Original Globoplay, disponível com exclusividade na plataforma desde a última sexta-feira (20). Idealizado para o público infanto-juvenil, a obra é inspirada no livro de Maurício Negro, 'Nós - Uma Antologia de Literatura Indígena'. O projeto reúne histórias dos povos originários, que vão de mitos de origem e aventuras épicas até como surgiram as pessoas; como dominamos o fogo; de onde vêm o açaí e o peixe boi; e o que acontece quando um jabuti se apaixona por uma anta. Apresentado pelo escritor, professor e CEO do Instituto UK'A Daniel Munduruku, e por Renata Tupinambá, roteirista, poeta e atuante na difusão das culturas indígenas por meio de projetos de etno comunicação, o podcast tem a direção executiva de Carlos Merigo.

Em formato de contação de histórias, a série em áudio mergulha em narrativas curiosas e ancestrais que têm como cenário os encantos e mistérios da natureza. Segundo Renata, o podcast simboliza um resgate da memória afetiva. "A memória ancestral é algo fundamental para a história, pois ela fortalece a nossa identidade, e é o que garante que as próximas gerações se lembrem de quem são e conheçam as suas próprias bagagens culturais". O conteúdo é mais uma co-criação da Globo com a B9 e marca a estreia do primeiro podcast da Globo desenhado para o público infanto-juvenil que tem como missão homenagear o valor das lembranças e identidade cultural deixados por indígenas de todo o Brasil. "O podcast 'Nós' traz a representação das vozes indígenas e revela o que elas têm de mais especial, que é justamente a riqueza, a magia, o ensinamento e a sabedoria que essas populações carregam consigo em suas histórias", destaca Daniel Munduruku. 

Sobre os episódios 
A temporada tem todos os episódios disponíveis - dez ao total - já no primeiro dia do seu lançamento. A série em áudio estreia com o episódio "Amor Originário", que traz o romance da jovem Panhonka pelo guerreiro Bepkaety, e encerra com "Nos Primórdios dos Tempos", narrando a história de um atrapalhado ancestral dos Kurâ-Bakairi no cerrado Mato-Grossense. Para Carlos Merigo, 'Nós' é uma experiência sonora envolvente nas origens do Brasil para crianças, jovens e adultos. "O podcast passeia por histórias recheadas de significado, aprendizado e emoção para se ouvir repetidas vezes", complementa o diretor executivo. 

O podcast 'Nós - Uma Antologia de Histórias Indígenas' integra o catálogo infantil do Globoplay. Apresentado por Daniel Munduruku e Renata Tupinambá, o projeto tem a direção executiva de Carlos Merigo e é uma co-criação da Globo com a B9. Disponível com exclusividade no Globoplay, para ouvir a série completa, clique aqui.

Entrevista com Daniel Munduruku – apresentador do podcast e Carlos Merigo – diretor executivo: 

1 – Quais pontos você destaca dessa série em áudio produzida para o público infanto-juvenil? 
Daniel Munduruku: O podcast conta com uma série de elementos especiais proporcionando uma conexão com os ouvintes, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência auditiva e sensorial com destaque para o valor ancestral repassado na série.   

2 – Qual é o diferencial deste podcast em relação a outros projetos que já foram desenvolvidos com foco na cultura dos povos originários?
Daniel Munduruku: O principal diferencial nesse projeto é que os indígenas são protagonistas tanto na história quanto na escrita. Na produção do podcast, trouxemos elementos que realçam o simbolismo da vivência narrada. Conseguimos expressar sentimentos que já vivenciamos na própria pele e que, portanto, reverbera na palavra falada. Em comparação com outros projetos de cultura indígena em geral, este podcast em particular, mexe com o nosso espírito e com a nossa alma. Portanto, considero que a narrativa entregue o sentimento de pertencimento e descoberta da sua identidade para quem escuta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado