‘Marias’ estreia no GNT

 

Produzida pela Primo Filmes, minissérie dirigida por Joana Mariani é uma das novidades do canal


A nova minissérie do GNT retrata a devoção mariana em países da América Latina ao percorrer festas anuais de suas padroeiras. Dirigido por Joana Mariani, o projeto teve inicio em 2009, em Aparecida do Norte, no dia 12 de outubro, data comemorativa de Nossa Senhora Aparecida. No GNT, Marias terá quatro episódios - toda sexta, às 18h - e irá mostrar as festas padroeiras do Brasil, México, Cuba e Nicarágua, a partir de 05 de outubro.

 

A minissérie é o recorte do documentário – ainda sem previsão de estreia –  Marias que, desde 2009, já percorreu cerca de onze países da América Latina. "Ao longo da vida, tive contato com diferentes religiões e o que mais me fascinava eram os santos, em especial as Marias, e suas diferentes formas de representação. Acredito que mulheres são seres complexos, mas é impressionante como uma só mulher pode ter tantas facetas quanto Maria", conta Joana Mariani, diretora do documentário e sócia da Primo Filmes. "Ao longo da filmagem pude ver não só as diferentes Marias padroeiras que existem na América Latina, mas sim as diferentes colonizações, povos, culturas e o espaço ocupado por uma devoção na vida da mulher latina".

 

Partindo da devoção mariana, comum a todo continente latino-americano, a minissérie propõe registrar diferentes manifestações culturais da América Latina e as Marias de cada país, suas semelhanças e diferenças. A cada episódio, sons, imagens, festas, costumes, crenças e principalmente suas mulheres e devoções. A cada semana, novos personagens irão mostrar suas padroeiras e as particularidades de suas festas.

 

Países e festas registradas:

- Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, dia 12 de outubro

- Nossa Senhora da Caridade do Cobre – Padroeira de Cuba, dia 08 de setembro
- Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira do México, dia 12 de dezembro

- Nossa Senhora La Puríssima – Padroeira da Nicarágua, dia 08 de dezembro

 

Marias é mais do que um estudo religioso, é um estudo antropológico que pode levar ao entendimento da mulher latina, e o porquê da Virgem Maria ser uma das figuras de maior projeção e importância na história da humanidade. Para Joana Mariani, muito além de ser a mãe de Cristo, a virgem representa a redenção, "a mãe dos necessitados", uma imagem que conforta e que sempre foi amplamente evocada nesse papel. "Sua evocação materna e sagrada é emblemática na construção do papel da mulher nas sociedades latino americanas", constata.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado