Futura: “Entre Fronteiras” acompanha “cerimônia das virgens” na África
Nachbin vai até a Suazilândia para documentar o evento que celebra a monarquia e a virgindade feminina
No próximo episódio de "Entre Fronteiras", dia 22 (sexta-feira), às 19h30, Luís Nachbin viaja até a Suazilândia e acompanha os preparativos para a cerimônia anual da "dança do caniço", que reúne aproximadamente 50 mil virgens, entre oito e 22 anos. Durante dias, as moças marcham para colher bambus que vão ornamentar o palácio real. No fim da festa, o monarca pode escolher uma das participantes para ser sua esposa.
Ao lado do jornalista local Zweli Martins, Nachbin registra as particularidades de um país que representa a única monarquia absolutista da África. "Na Suazilândia, a fronteira entre o permitido e o proibido parece invisível", declara o documentarista, a partir do seu olhar estrangeiro.
O pequeno país, localizado entre Moçambique e África do Sul, possui 1,4 milhão de habitantes. De cada três suazis, dois sobrevivem com menos de um dólar por dia. No entanto, o rei da Suazilândia é dono de uma fortuna de 100 milhões de dólares.
Nesta edição africana, Entre Fronteiras apresenta histórias surpreendentes e heróis do cotidiano, que contribuem para a construção de um olhar original e sensível sobre um continente tão presente na história e na memória coletiva do Brasil.
Entre Fronteiras - África é fruto da parceria entre Canal Futura, Turner e Matrioska Filmes.
Entre Fronteiras – África
Às sextas-feiras, 19h30
Reprises: sábados, 21h30 e domingos, 13h30
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Comentários