Jornal A Notícia comemora 90 anos

Evento e lançamento de campanha marcam o aniversário do jornal mais antigo em operação em Santa Catarina

 

Noventa anos rendem inúmeras histórias. Há quase um século, o jornal A Notícia, o mais antigo em operação em Santa Catarina, conta estas histórias em paralelo à sua. O impresso do Norte do Estado completa nove décadas no dia 24 de fevereiro e, para comemorar, promove nesta sexta-feira (22) um evento que reunirá profissionais da comunicação, autoridades, anunciantes, parceiros, colaboradores e a diretoria executiva do Grupo RBS. Na ocasião será lançada a campanha "A Notícia: há 90 anos escrevendo a história com você"com a exibição, em primeira mão, do VT produzido especialmente para marcar a data.

As comemorações deste aniversário começaram em dezembro do ano passado, quando o A Notícia publicou o caderno 90 histórias, sua maior edição em números de páginas. Para os assinantes do jornal, o AN lançou em janeiro a promoção Aniversário Premiado, que realiza seu primeiro sorteio neste sábado (23).

Novos produtos editoriais estrearam também neste começo de 2013, como a revista feminina + Estilo, o caderno de economia Negócios&Cia, de televisão Tevê+Lazer e de cultura Anexo Ideias, todos encartados nas edições de fim de semanaNa plataforma online, o sitewww.an.com.br/90anos entra no ar para registrar todas as informações sobre a comemoração, a história, os destaques, os fatos e as pessoas que participaram deste marco. A fanpage do AN no Facebook traz uma timeline completa do jornal, contando os 90 anos de história na rede social. Um álbum especial com 90 capas históricas também já está disponível na rede. O público do AN contará ainda com uma série de novidades digitais e editoriais a partir deste fim de semana.

Em plena atividade, o A Notícia se reinventa e inova a cada dia junto à comunidade de Joinville e região. Durante todos estes anos, o jornal construiu página por página sua credibilidade. Deixou de ser apenas um observador para atuar como agente local de mudanças, acompanhando as grandes causas comunitárias desde 1923, sempre cúmplice de seu público.

O veículo circula atualmente em 90% dos municípios do Estado. Mais de 500 pontos de vendas estão na região Norte de SC, que contabiliza 78% da circulação do jornal. O localismo é um investimento do Grupo RBS no vínculo com a comunidade.

– As manifestações que recebemos do nosso público confirmam a importância de voltar nossos olhares para as necessidades locais. Nos aproximamos do leitor, o trouxemos para dentro do jornal para protagonizar a cena e ser ouvido. A resposta da comunidade indica a confirmação de pilares sólidos sobre os quais sustentamos o AN, como a parceria, o bom relacionamento e a credibilidade – explica o diretor regional do Grupo RBS em Joinville, Bruno Watté.

Reconhecimento do público leitor - Esta aproximação com o público local foi reconhecida na pesquisa qualitativa do Instituto Lupi & Associados, que revelou o AN como um patrimônio de Joinville, segundo os assinantes, e atribuiu ao jornal a nota de 8,5 em credibilidade, o maior ativo de um periódico.

– A percepção local é a marca do jornalismo dos veículos do Grupo RBS. Esta linha adotada se fortaleceu quando assumimos a gestão do A Notícia em 2006. O jornal passou por diversas mudanças gráficas, de formato e de direcionamento para chegar ao modelo atual. Ao passar por todas estas transformações o AN se consolidou como indutor do desenvolvimento econômico e do avanço da sociedade – reforça o diretor-geral de jornais e online do Grupo RBS em SC, Walter Bier.

Causas locais – Com 370 mil leitores¹ espalhados por Santa Catarina, o impresso tem conquistado cada vez mais a confiança da região Norte do Estado, onde se concentra mais da metade dos leitores. Por conhecer as necessidades da comunidade em que atua, o AN se engajou em bandeiras comunitárias regionais como a duplicação da BR-280, os Bombeiros Voluntários de Joinville e a cobertura torcedora do Joinville Esporte Clube (JEC).

Além dos lançamentos editorias mais recentes, o AN oferece ao público uma coleção de cadernos semanais temáticos: Viver Bem (saúde), Viajar (turismo), Bella Morada (arquitetura e decoração), Clicar (mundo digital), Rodar (veículos) e Saborear (gastronomia).

Uma das maiores preocupações de A Notícia é com a educação e o meio ambiente. O jornal tem SGA (Sistema de Gestão Ambiental) certificado pela ISO 14.001. Anualmente, publica quatro edições do caderno AN Verde e 20 edições do suplemento AN Escola.

AN.com.br - Ao passar por grandes transformações da indústria jornalística, o AN atravessou os limites de Santa Catarina e atualmente informa leitores distantes que se interessam pela região. O AN.com.br registrou em janeiro de 2013 aproximadamente 1,4 milhão de acessos². Atingiu sua marca recorde de 1,8 milhão de acessos em outubro de 2012, durante a cobertura das eleições municipais. Mais de 40 mil seguidores acompanham o jornal nas redes sociais.

Estes números são resultados do trabalho de uma equipe de mais de 240 pessoas, que diariamente se engajam na construção do jornal. Colaboradores que trouxeram para o jornal dois Prêmios Esso Regional e um Prêmio Pini de Excelência Gráfica e que abrem as portas para o público opinar e ser ouvido em mais de 60 mil ligações mensais para o Call Center do jornal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado