SescTV apresenta grupos teatrais que utilizam tecnologias digitais em seus espetáculos

 
A atração estreia no dia 26/02, terça, às 22h
  
  
Episódio inédito da série Teatro e CircunstânciaTeatro na Era Digital, mostra grupos de teatro no Brasil que usam a internet e outras tecnologias digitais em suas encenações, "não apenas como suporte, veículo ou ilustração, mas como meios efetivos de criação dramática em absoluta sintonia com experiência humana de hoje", explica o diretor da série Amilcar M. Claro. 
  
Para falar sobre o tema, o programa conversa com diretores e atores do Grupo 7, de São Paulo - SP, do Estúdio Reator, de Belém – PA, e com o designer e perfomer norte-americano Rick Seabra, do Rio de Janeiro - RJ. Com curadoria e entrevista de Sebastião Milaré,  o episódio Teatro na Era Digital vai ao ar no dia26/02, terça, às 22h, no SescTV. 
  
O Grupo Phila 7 – que flerta com a tecnologia desde sua criação em 2005, com o espetáculo Galileu Galilei, de Rubens Velloso - fez parceria com o britânico Julian Maynardi Smith, diretor da companhia Station House Opera, que convidou o Phila 7 para encenar em São Paulo, simultaneamente com outras duas companhias - uma em New Castle, na Inglaterra, e outra em Cingapura, no Sul da Ásia -, o espetáculo Play of Earth
  
As três companhias montaram o espetáculo, cada uma em seu país, em tempo real, transmitindo, via internet, para telões que estavam nos três palcos e dialogavam com um palco virtual. Velloso afirma que a internet foi fundamental nas trocas de informações e imagens entre os grupos e na realização do roteiro. 
  
Em Belém, no Pará, a fragmentação de linguagens e experiências compõe o trabalho da Estúdio Reator, criada em 2009 com o objetivo de ser um laboratório para discutir projetos e possíveis exportações para outros teatros. 
  
De acordo com Nando Lima, diretor e cenógrafo da companhia, o grupo procura expandir suas experiências e conhecimentos abusando da liberdade que o teatro propõe. Uma das pesquisas da equipe é estudar a integração das cenas com as imagens de vídeo, presente no espetáculo Red Beg, com direção coletiva. Essa produção traz inserções de vídeos e avatares nas cenas. Transmissões de espetáculo via internet também é comum na obra do grupo.  
  
No Rio de Janeiro, o designer, performer e artista plástico norte-americano, Ricky Seabra, expõe seu gosto por contar histórias. Ele faz isso mesclando teatro com cinema. Em Aviões e Arranha-Céus, seu primeiro espetáculo - um monólogo dirigido por Andrea Jabor e criado após a tragédia do World Trade Center -, Seabra edita em tempo real uma obra plástica e a contação de histórias. O artista também incorporou ao seu trabalho o uso do IPAD e sons inusitados.   
  
Sobre a série Teatro e Circunstância: 
  
Constituída por temporadas temáticas, a série aborda o teatro contemporâneo nacional por meio de diferentes aspectos, como a relação dessa arte com a cidade; as técnicas interpretativas; as diferentes arquiteturas teatrais ou as exclusões delas; o espaço para a celebração dramática; o teatro para o público infanto-juvenil; a reinvenção da história; o teatro comunitário e étnico; o tradicional e o contemporâneo; o teatro de rua, entre outros. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado