Roberto Menescal é atração de show instrumental no SescTV


 
Tocando guitarra, o compositor mostra repertório autoral e de nomes da Bossa Nova
 
  
Roberto Menescal foi um dos criadores da Bossa Nova no final dos anos 50, ao lado de compositores como Tom Jobim, Ronaldo Bôscoli e Carlos Lyra. O gênero musical marcou a história da música popular brasileira e ficou conhecido também no exterior. Em espetáculo inédito da sérieInstrumental Sesc Brasil, Menescal apresenta repertório próprio e de nomes desse estilo musical que o consagrou, no dia 25/02, segunda, às 22h, no SescTV, com direção para TV de Max Alvim. 

Menescal comenta o surgimento da Bossa Nova - com a descoberta de uma nova batida para o samba - e a adesão desse ritmo por músicos iniciantes na época, como Edu Lobo e Marcos Valle. Até hoje, Menescal é referência para novos músicos de todo o mundo. 
  
Menescal também recorda a situação que deu origem à música O Barquinho, tocada neste show e composta por ele em parceria com Ronaldo Bôscoli. O compositor estava com alguns amigos num barco, que enguiçou no litoral carioca. O som emitido pela embarcação foi levado para a canção. Segundo Menescal, no momento em que o barco estava sendo rebocado por outro maior, nasceu uma das frases dessa canção: "o barquinho vai, a tardinha cai". 
  
Acompanhado pelos músicos Adriano Giffone, no contrabaixo; João Cortez, na bateria; Adriano Souza, no teclado; e Jessé Sadoc, no trompete, Roberto Menescal executa composições próprias que marcaram a sua carreira, como Balansamba e Telefone, compostas em parceria com Ronaldo Bôscoli, e de outros nomes da Bossa Nova, como Saudade Fez Um Samba, de Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli; Samba de Verão, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle; e Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim e Newton Mendonça. 
  
O programa, que foi gravado no Sesc Consolação, na capital paulista, ainda traz depoimentos da cantora Wanda Sá, que comemorando seus 50 anos de carreira. A artista fala sobre o seu primeiro contato com a Bossa Nova e com Roberto Menescal, que ela considera seu "grande mestre e parceiro".    
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado