Com Maria Fernanda Cândido e Jorge Forbes, TERRADOIS estreia na TV Cultura

Confira entrevistas, proposta e conteúdos especiais no jornal digital do programa clicando aqui

De acordo com Jorge Forbes, que assina a criação da série juntamente com Marcos Amazonas, "não é o nosso objetivo dar uma aula acadêmica do que é a pós-modernidade. Nós utilizamos alguns paradigmas muito claros, muito fáceis de serem compreendidos, porque eles espelham muito as vivências das pessoas". Neste contexto, a dramaturgia se torna uma importante aliada: "a psicanálise é o corpo teórico que melhor estuda os fenômenos de TERRADOIS na pós-modernidade e a dramaturgia é o que melhor pode representar esses fenômenos", explica Forbes.

Para Maria Fernanda Cândido, no programa, "o trabalho do ator não é apenas performático. Os atores aparecem falando como vão representar, o programa mostra os bastidores, o processo, a preparação. A performance não existe por si só em TERRADOIS, mostramos como chegamos lá, ela tem uma razão de ser, um embasamento. Então, é um jeito bom de, ao mesmo tempo em que se faz uma discussão, mostrar o trabalho do ator, sua relação com o conteúdo".

A atriz ressalta também o longo processo até chegarem a uma linguagem inédita. "Pensamos que o formato entrevista, comigo e o Forbes conversando, já tinha sido muito explorado. Fomos criando juntos e chegamos à definição de ter um episódio por programa, com um tema definido. E utilizar a força da dramaturgia para mostrar situações. Depois pensamos em fazer uma leitura do texto da peça numa mesa, para que os atores também pudessem contribuir, falar sobre o assunto tratado. Depois vem a peça propriamente dita e aí no terceiro bloco eu e o Forbes assistimos e discutimos o assunto", explica. Forbes completa afirmando que "nós tentamos, a partir das ideias, aproximar o programa de algo que a gente entende que seja mais TERRADOIS".

O psicanalista reforça que "o nosso objetivo é mostrar que nós precisamos de um novo algoritmo. Precisamos perceber que a sociedade atual, do século XXI, é totalmente diferente da sociedade do século anterior. Na forma de amar, na forma de educar, de nascer, de morrer, de trabalhar, enfim, de tudo o que a gente faz. As pessoas têm que primeiro perceber que essa mudança não é assustadora como muitos acham. O segundo passo é mostrar as novas formas de viver no século XXI".

O programa conta com o incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, por meio do PROAC e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, e com o apoio do Instituto CPFL e da CPFL Energia.

 

SOBRE O PRIMEIRO EPISÓDIO:

Com roteiro de Camila Raffanti, o episódio Sinfonia Sem Fim traz no elenco os atores Daniel Farias, no papel de Tom, e Marat Descartes, como Bernardo, além de participações especiais de Luiz Araújo e Maria Fernanda Cândido. O episódio tem como tema a questão da morte e do anseio à posteridade em TERRADOIS. Nele, um compositor consagrado, autor de uma sinfonia lisérgica que vive recluso, mas possui milhões de seguidores nas redes sociais, ao saber que está condenado à morte, planeja eternizar-se na figura de um jovem músico. No entanto, a proposta não é bem recebida pelo jovem, o que coloca em dúvida sua ponte para a vida eterna.

 

 

 

 

EPISÓDIOS:

- Sinfonia Sem Fim

- Você tem medo de quê?

- O Chefe que virou Chef

- Versão de Amor

- Tolerância Zero

- Realidade Artificial

- Aquele que não quer ver

- LAB

 

CRÉDITOS

- Série baseada em textos de Jorge Forbes

- Com Jorge Forbes e Maria Fernanda Cândido

- Criação: Jorge Forbes e Marcos Amazonas

- Concepção do formato: Maria Fernanda Cândido e Marcos Amazonas

- Direção: Mika Lins e Ricardo Elias

- Supervisão de roteiro: Eneas Carlos Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado