Cultura DESTAQUES DA SEMANA 26 DE OUTUBRO A 1º DE NOVEMBRO





Elas - Bastidores do Cinema - Andrea Barata Ribeiro

O episódio da série Elas desta segunda-feira (26/10) mostra a vida e carreira de Andrea Barata Ribeiro, uma das produtoras mais respeitadas do cinema brasileiro. Andrea revolucionou o jeito de fazer filmes e sua trajetória se mistura com a história do cinema nacional. Apresentado por Luciana Vendramini, a atração vai ao ar a partir das 20h, na TV Cultura.


Roda Viva - João Santana

Nesta segunda-feira (26/10), o Roda Viva recebe o jornalista, músico, escritor e publicitário João Santana. Esta será a primeira entrevista que ele concede desde que foi preso, em 2016, pela Operação Lava Jato. O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Fábio Zanini, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; Malu Gaspar, jornalista da revista Piauí; Guilherme Amado, jornalista da revista Época; Débora Bergamasco, repórter do SBT Brasil; e Fernando Rodrigues, diretor de redação do Poder360. Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na TV CulturaRádios Cultura FM e Brasil, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube LinkedIn .


#Provoca - Renato Meirelles

#Provoca desta terça-feira (27/10) recebe Renato Meirelles, atual presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. No programa, comandado por Marcelo Tas, ele fala sobre leitura política, posicionamento público de personalidades, polarização, auxílio emergencial, pandemia, subemprego e outros assuntos. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.


Café Filosófico - Medusa e Perseu

No Café Filosófico desta terça-feira (27/10), a jornada do herói revela sua força no mito de Medusa e Perseu. Um tema hegemônico nas histórias mitológicas, embora a cada vez contado com roupagens diferentes. Para o psicólogo Carl Gustav Jung, os mitos são projeções dos arquétipos do inconsciente coletivo, revelando conteúdos da psique humana válidos para qualquer época e qualquer cultura. O herói aqui é Perseu, e seu desafio é trazer ao seu reino a cabeça da terrível Medusa. Em sua missão, recebe a ajuda dos deuses e descobre como enfrentar a Medusa sem olhar para ela, pois todos que assim o fizessem ficavam petrificados. Um mito onde imaginação e loucura se encontram, e no qual o mais criativo pode estar no mais tenebroso. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura .


Revista do Esporte - Copa do Brasil e Messi x CR7

Revista do Esporte desta quarta-feira (28/10) tem como temas centrais a rodada cheia da Copa do Brasil e a segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Há grande expectativas no campeonato europeu por conta do jogo entre Barcelona e Juventus, que marca um possível reencontro entre Messi e Cristiano Ronaldo. O atleta português está dependendo do exame negativo de Covid-19 para atuar em campo. Com apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso UnzelteRoberto Rivellino e Arnaldo Ribeiro, vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.


Opinião - Ciência, Tecnologia e Inovação

O mês de outubro acaba de ser escolhido como o mês da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para aproveitar a novidade, o Opinião desta quarta-feira (28/10) fala sobre a situação desse tripé, principalmente no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como tem sido o investimento neste setor no Brasil e no mundo? Que tipo de inovação tem saído das Incubadoras brasileiras? Para tratar do assunto, o programa recebe presencialmente o diretor executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), Sérgio Risola, e a pesquisadora e professora de Pós-Graduação em Economia e Biotecnociência da Universidade Federal do ABC Ana Patrícia Morales Vilha. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura .


Hackers

Na quinta-feira (29/10), é exibido mais um episódio da série Hackers, no qual jornalistas e hackers explicam o movimento GamerGate, hashtag que foi criada para criticar o jornalismo especializado na área de games e acabou se tornando algo negativo na mídia pelo mundo. Vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura.


Suicídio - Precisamos Falar Sobre Isso

Nesta quinta-feira (29/10), a TV Cultura leva ao ar o documentário inédito Suicídio Infanto-Juvenil. De autoria de Maria Manso, a produção ouviu jovens e crianças para buscar entender as causas do sofrimento e angústias da geração. Ainda há histórias de famílias enlutadas por casos de suicídio, jovens que venceram a vontade de cometer suicídio e especialistas que apontam caminhos e soluções para essa realidade. É exibido às 22h45, na TV Cultura .


De Olho No Voto

Na sexta-feira (30/10), será exibida mais uma edição do De Olho No Voto, programa em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo que traz semanalmente discussões e entrevistas temáticas relacionadas às Eleições Municipais de 2020. Vai ao ar a partir das 20h40, na TV Cultura.


Cine Brasil - Grande Sertão: Veredas

Nesta sexta-feira (30/10), a TV Cultura exibe de forma inédita o documentário com elementos de ficção Sertão: Veredas, que explora o universo de um dos mais importantes títulos da literatura brasileira e, até mesmo, latino-americana. Baseado na obra de João Guimarães Rosa, o filme conta com depoimentos de nomes como José Miguel WisnikTom Zé, Mario Chamie e outros. Vai ao ar a partir das 23h30 .


Cultura Livre - Tiê

No sábado (31/10), o Cultura Livre recebe a cantora e compositora Tiê, dona de sucessos como A Noite e Lado Bom. No quadro Canção do Isolamento, o cantor Pélico mostra uma composição criada durante a quarentena. Ainda na edição, o programa destaca o disco Novo Aeon (1975), de Raul Seixas, no quadro Clássico da Semana. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.


Cultura & Design

Cultura & Design deste sábado (31/10) recebe Sig Bergamin, arquiteto brasileiro conhecido pela mistura de cores e estilos naquilo que produz. O programa desvenda o Mosteiro de São Bento no quadro Portas Abertas e fala com o designer Flavio Sadalla no Momento do Design. Vai ao ar às 20h40, na TV Cultura.


Talentos - Grande Final

No sábado (31/10), a TV Cultura leva ao ar a grande final do concurso musical Talentos. Quatro candidatos serão avaliados pelos jurados Claudia Raia, Miguel Falabella, Marisa Orth e José Possi Neto, e o dono da maior nota será eleito o grande nome do teatro musical brasileiro. Os finalistas já conhecidos são Aldozza, Fernanda Biancamano e Merícia Cassiano. O último será revelado na semifinal deste sábado (24/10). Apresentada por Jarbas Homem de Mello, a final do Talentos vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura.


Sr. Brasil - Cida Moreira homenageia Chico Buarque

Neste domingo (1/11), o Sr. Brasil recebe Cida Moreira, que canta músicas de Chico Buarque em homenagem ao aniversário de 70 anos do artista. Na edição, a cantora interpreta Soneto, Palavra de Mulher, Beatriz e outras. Com apresentação de Rolando Boldrin, vai ao ar às 9h, na TV Cultura.


Esporte (Ponto Final) - Rogério Sampaio e Jackie Silva

No domingo (1/11), a TV Cultura exibe mais um episódio do Esporte (Ponto Final), no qual estão presentes Rogério Sampaio e Jackie Silva. O judoca medalhista de ouro nas Olimpíadas de Barcelona e a precursora do vôlei de praia e dona da primeira medalha de ouro olímpica feminina do Brasil elegem o maior momento que cada um viu e viveu no esporte. O episódio inédito vai ao ar a partir das 11h30, na TV Cultura.


Persona - Carla Camurati

Persona deste domingo (1/11) vai ao ar em edição inédita com Carla Camurati. Depois de uma carreira consolidada como atriz, nos anos 90 se lançou como diretora e produtora. Na bagagem, filmes como Carlota Joaquina, a Princesa do Brazil, Copacabana e diversas telenovelas. Com apresentação de Atílio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h30, na TV Cultura.


De Olho No Voto - Especial Eleições Americanas

No domingo (1/11) será exibida uma edição especial do De Olho No Voto, programa da TV Cultura em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. A edição fala sobre as eleições que acontecem nos Estados Unidos entre o republicano e atual presidente dos EUA, Donald Trump, e o democrata e ex-vice presidente do país Joe Biden. Vai ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado