TV CULTURA LEVA AO AR DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA DO CHILE





COM DIREÇÃO DE ALDO QUIROGA, CHILE: A PRAÇA DO POVO SERÁ EXIBIDO NESTA QUINTA-FEIRA (29/10)

Nesta quinta-feira (29/10), a TV Cultura exibe o documentário inédito Chile: a Praça do Povo. A produção original da emissora traz a reação de chilenos pelo mundo e a festa nas ruas do país, além de conectar o processo chileno do continente, em particular com o Brasil. Com direção do jornalista e apresentador do Jornal da Tarde, Aldo Quiroga, é uma continuação de Como o Céu é do Condor, e vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Um capítulo da história do continente terminou no último domingo (25/10). A vitória esmagadora da opção por uma nova constituição no Chile, com o maior comparecimento às urnas da história recente do país, abre um novo tempo para quem viveu os últimos 40 anos sob a legislação escrita por uma das mais violentas ditaduras latino-americanas. No entanto, manter em pauta os anseios das ruas é o próximo desafio do movimento que foi duramente reprimido pela polícia de Sebastian Piñera.

O resultado das urnas consolida uma vitória importante para o movimento popular: uma nova constituição, que é a primeira do mundo a ter entre os autores uma quantidade igual de homens e mulheres. Além disso, no plebiscito também deu a vitória a excluir toda a casta política da atualidade. Entretanto, a classe política e os partidos já se organizam para influenciar a composição do quadro.

produção fala sobre esses e outros detalhes quanto a organização administrativa chilena, como a busca por garantir representação de indígenas e outras minorias na atividade política.


Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Lei de Incentivo à Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado